Em Garfagnana, na Toscana, há uma cidade medieval completamente submersa, mas que em 2021 virá a tona.
Garfagnana é uma área de importância histórica na Itália, hoje incluída na província de Lucca, no noroeste da Toscana. É nesta área que se encontra um dos lagos da empresa italiana de energia ENEL, o lago de Vagli.
A empresa criou, de norte a sul da península italiana, alguns dos lagos artificiais mais bonitos que já vimos. Em Molise já mostramos o Lago nas montanhas em Castel San Vincenzo, e também fizemos um vídeo do Lago de Barrea em Abruzzo.
O Lago de Vagli situado no coração do Alto Gafagnana, sobre uma "cidade fantasma" construída na época medieval e inundada sob dezenas de metros de água, que virá à tona novamente. Já que a ENEL decidiu esvaziar a bacia artificial, desvendando as antigas ruínas de Fabbriche di Careggine.
Originalmente era uma vila de ferreiros de Brescia, que entre 1947 e 1953 trabalhavam o ferro extraído do Monte Tambura. Após a conclusão da construção de uma barragem de 92 metros de altura, a área foi evacuada e submersa pelas águas do rio Edron. Nessas décadas, a barragem, foi esvaziada quatro vezes para trabalhos de manutenção, em intervalos de 10 anos. Assim por 4 vezes, as ruínas de Fabbriche di Careggine ressurgiram por alguns meses.
Uma notícia foi confirmada pela própria Enel, que administra o reservatório:
"Um 'Memorando de Entendimento' está sendo finalizado com o Município de Vagli di Sotto e Romei srl para apoiar o " Progetto Being 2020 - Vagli ", explica Enel.
" O memorando - continua a nota - visa promover e apoiar o turismo responsável, por meio da conscientização e crescimento cultural da comunidade no campo das energias limpas e renováveis, entre as propostas consideradas no contexto a iniciativa inclui:
Abertura de museus virtuais, a criação de instituições museológicas na área e a história local;
A reconstrução do ambiente natural, incluindo a limpeza do reservatório de Vagli através do possível esvaziamento da bacia e prever a realização de atividades de manutenção nas obras hidráulicas;
Intervenções ambientais com obras de engenharia naturalista e projetos de melhoria Turismo."
Logo, do fundo do reservatório artificial, a vila de pedra e a igreja de San Teodoro, com sua torre sineira quadrada, poderão reemergir e com eles uma história que tem suas raízes ao longo dos séculos. A área que se tornou importante com a conquista da vila pelos Estensi e com a construção da relevante via Vandelli, que ligava Modena a Massa.
Após um período de declínio, com a exploração de mármore nos municípios vizinhos, Garfagnana retornou sua boa sorte na era da mineração e fundição, até a construção da barragem e do lago artificial. Após sua construção, o lago passou a escrever outra história para a vila da Toscana.
Molise, assim como Garfagnana, é repleta de histórias e aldeias pouco conhecidas. Molise é uma das regiões mais encantadoras e inexploradas da Itália. abaixo há os vídeos dos lagos de Molise e Abruzzo, assista e se encante por esses lugares.
Texto: Descubra Molise
Se você gosta de descobrir novos lugares, nos acompanhe aqui no blog, youtube e nas nossas redes sociais: são todas DESCUBRA MOLISE.
👉ACOMPANHE EM TEMPO REAL PELAS REDES SOCIAIS:
Comments