Descoberto o dente humano mais antigo da Itália
- Descubra Molise
- 24 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Na zona arqueológica de La Pineta da cidade de Isernia, um dos mais importante do Pleistoceno Médio na Europa Ocidental, com achados de mais de 700 mil anos. A nova descoberta se trata de um dente de leite de 580 mil anos, o mais antigo da Itália.
A descoberta foi publicada na revista científica Plos One,
O pesquisador Carlo Peretto, da Seção de Ciências Pré-Históricas e Antropológicas do Departamento de Humanidades da Universidade de Ferrara, coordenou a pesquisa arqueológica em colaboração com universidades e institutos de pesquisa nacionais e internacionais, e com a autorização da Direção Regional para Beni Culturali del Molise e do Ministério da Cultura italiano. O material arqueológico encontrado em Isernia, na zona La Pineta está conservado no Museo Nazionale del Paleolitico (Isernia, Molise).
O dente de leite incisivo superior de uma criança de cerca de 5-7 anos, da época pré-histórica, foi encontrado próximo a um ambiente úmido, com uma série de pequenas cachoeiras e lagos associados a depósitos de calcário.
Assista ao vídeo abaixo e faça um tuor pelo acervo deste museu:
O dente em perfeito estado de preservação é atualmente o espécime fóssil humano mais antigo da Itália. Assim, é um acréscimo importante ao escasso registro fóssil europeu do Pleistoceno Médio, estando associado a um conjunto lítico de matérias-primas encontradas no mesmo sítio arqueológico desde pederneiras a fósseis de animais pré-históricos. O clima durante a ocupação humana foi provavelmente mais árido e mais frio do que é atualmente, e o ambiente foi caracterizado por uma estepe arbórea.
Devido a grande escassez de amostras comparativas e a variabilidade observada entre os hominídeos da época e os neandertais, ainda é difícil identificar ao certo de qual espécie é o dente. Estimam que possa ser do Homo Sapiens ou do Homo cf. heidelbergensis que habitavam a mesma região na mesma época.
COMPARTILHE essa novidade com seus amigos!
Faça parte do nosso clube, receba as notícias da Itália em primeira mão e comente o que vocês gostariam de ver aqui no blog.
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Quer conhecer uma Itália diferente,
fale com a gente e faça sua:
Comments