Roccamandolfi é uma das vilas mais bonitas, escondidas e pitoresca da Itália. Com cerca de 53 km quadrados de área, mil habitantes, localizada na encosta norte do complexo Matese, para chegar deve-se tomar uma única estrada de 8 km que se ramifica a partir da rota da estrada Appulo-Sannitica 17 em Cantalupo nel Sannio.
Não se sabe exatamente quando a vila nasceu, certamente foi no período no qual os romanos governaram a região de Molise. O nome é claramente derivado do período de ocupação dos Longobardos, momento que o assentamento humano começou a ganhar consistência e status legal. Por muitos anos Roccamandolfi foi um centro importante para a região de Molise, perseverou em batalhas até sucumbir, a partir de então passou a perder importância e começar a passar de um senhor feudal para outro.
A área é um destino para o turismo histórico, radical e de caça. L’Area Naturale del Torrente Callora abraça o território de Roccamandolfi o presenteando com um belo desfiladeiro cortado pelo rio Callora, trilhas de diferentes dificuldades e uma rica fauna e flora. É conhecida e frequentada por caçadores de cogumelos, turistas com espírito aventureiro que passam a ponte tibetana, sobem o monte e descem as cachoeiras da região.
Na entrada da cidade você encontrará uma das padarias (Panifici) mais famosas da região de Molise, com pães e doces deliciosos. Se você estiver por Molise, visite a cidade ou passe em algum mercado e pergunte se tem pão de Roccamandolfi, você irá adorar.
Seguindo para o centro da cidade, que cresceu abaixo do castelo, mantêm as características da idade média é um museu ao ar livre. Nele você poderá fazer a Passeggiata nel borgo, um passeio com 8 paradas que recontam a história da vila:
La croce stazionaria (a cruz);
Traje tradicional de Roccamandolfi;
Le "Misure" (as medidas em pedra);
Il Brigante Maligno;
Il Brigante Rafaniello;
A balança de San Donato;
Il Brigante Vagabondo;
A igreja de San Giacomo Maggiore - Santuario de San Liberato Martire.
La Croce Stazionaria:
Primeira parada do passeio no burgo, É uma pequena cruz entalhada em mármore, datada da Alta Idade Média, que batizou a pequena rua com o mesmo nome (La croce).
Possui braços de igual comprimento e está inserido em uma moldura circular que é trabalhada com folhas geométricas fortemente gravadas que dão belos efeitos de luz-sombra. Em uma das duas faces está entalhado Cristo na cruz, na outra ele está sentado no trono no ato da bênção. Há um anjo esculpidos acima do crucifixo.
Costume tradizionale - Traje tradicional de Roccamandolfi
A roupa de Roccamandolfi é considerada pelos especialistas como uma das mais belas roupas tradicionais da Itália, não apenas por sua beleza estética, mas também pelo valor antropológico e cultural que envolve o vestido em conjunto com as joias abundantes que o acompanham. Os estilos locais antigos sofreram inúmeras modificações entre os anos 1800 e 1900, algumas das quais distorceram os modelos originais.
Um dos adornos mais curiosos é o alfinete de prata que prende o véu. Tal alfinete é enriquecido com um botão de filigrana trabalhado artisticamente, um elemento fálico em forma e posição na cabeça, cujas dimensões variam de 35 a 65 cm, cujo peso pode tocar 1 kg. Em exposição um traje original e tradicional que as mulheres da vila usavam até segunda guerra mundial. Assim como no Museo dei Costume del Molise (clique e assista ao vídeo) você poderá perceber os ricos detalhes e significados, do traje típico.
Le "Misure" (as medidas em pedra)
Uma placa de pedra com quatro medidas circulares entalhadas e perfeitamente polidas. Um sistema eficaz usado para medir a quantidade de grãos de forma exata e realizar as trocas de mercadorias. Está localizada na parte externa da igreja de San Giacomo Maggiore, logo antes do Arco Sagrado.
A lenda dos BRIGANTI (foras da lei) de Roccamandolfi
A lenda começa em 1700, a cidade foi por muitos anos, conhecida como à terra dos fora da lei, pois esses se refugiavam na cidade e eram favorecidos pelas características do território que ofereciam um porto seguro. Uma das figuras mais famosas da lenda é a de Sabatino Lombardi, conhecido como Il Maligno. Mais duas figuras ficaram famosas Rafaniello e Vagabondo que, assim como il Maligno, também possuem suas histórias no trajeto da vila.
Balancia dei San Donato
Pode ser a passagem mais difícil de ser encontrada pois fica dentro da igreja de San Donato. Durante a semana a igreja fica fechada, mas aos Domingos ela está aberta e você poderá ver a balança.
No vídeo abaixo você poderá ver detalhadamente as etapas da Passeggiata nel Borgo de Roccamandolfi:
DICA - antes de ir para o último estágio do passeio no burgo, indicamos que faça uma parada no Museu do Presépio, um acervo com presépios de vários países e regiões do mundo. Um museu incrível na diversidade e beleza, e é gratuito.
Chiesa del San Giacomo Maggiore - Santuario de San Liberato Martire
A principal igreja da vila, bela e esplendorosa construída em homenagem ao padroeiro da cidade San Giacomo Maggiore, cujo dia é celebrado com festa no dia 25 de julho. Em 1780 o Papa Pio VI concedeu à Anna Pignatelli, Duquesa de San Demetrio e Senhora da Terra de Roccamandolfi, o corpo do mártir de San Liberato, que está colocado na igreja e é honrado como protetor da cidade, todo primeiro domingo de Junho é feita uma festa em sua homenagem.
E ai gostou de conhcer Roccamandolfi, uma cidade única na região de Molise?
Em sua visita na cidade você perceberá muitas peculiaridades da vila, por ser pequena, todos se conhecem e todos irão te saudar com um Buongiorno ou Buona sera, alguns mais desinibidos poderão perguntar de onde você vem e se está gostando da cidade.
Em nossa consultoria, oferecemos um e-book com frases básicas em italiano.
Lembrem-se que o comércio fecha às 13:00 e reabre as 16:00, então programe-se para tomar seu café e fazer suas compras. Há banheiros públicos na cidade, que sempre estão abertos.
Compartilhe com seus amigos
Faça parte do nosso clube, receba as notícias da Itália em primeira mão e comente o que vocês gostariam de ver aqui no blog.
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Quer conhecer uma Itália diferente,
fale com a gente e faça sua:
Comments