Dia 2 de junho é um dos feriados mais importantes para os italianos, cujo se comemora o Aniversário da República Italiana.
A república italiana é relativamente nova, foi definida por vontade da maioria dos italianos através de um referendo institucional que aconteceu no primeiro domingo (2) e na manhã da segunda-feira (3) de junho de 1946. O Dia da República Italiana é um dos principais símbolos da pátria italiana.
O referendo foi convocado após o final da Segunda Guande Guerra, alguns anos após a queda do fascismo, o regime ditatorial que havia sido apoiado pela família real italiana por mais de 20 anos. Naquela época os votos foram levados à Roma, e contados manualmente, na época a Itália tinha 28 005 449 pessoas com direito a voto e 89% delas votaram para decidir seu futuro.
RESULTADO
O resultado saiu alguns dias após o referendo, foi comunicado às 18h do dia 10 de junho de 1946 em Roma. O Tribunal de Cassação (tribunal supremo, um órgão no topo do judiciário no sistema jurídico) declarou que 54,3% dos italianos decidiram pelo regime republicano enquanto 45,7% votaram pela continuação da Monarquia. E assim, após 85 anos de reinado, houve o nascimento da República Italiana, sendo definitivamente sancionada em 18 de junho. No dia 13 de junho de 1946 o Umberto de Savoia III, último rei da Itália, sai voluntariamente do país e se auto-exila em Portugal.
Em 2 de junho de 1946, juntamente com a escolha da forma do estado, os cidadãos italianos também elegeram os membros da Assembleia Constituinte, que deveria redigir a nova carta constitucional. Em sua primeira sessão, em 28 de junho de 1946, a Assembleia Constituinte elegeu Enrico De Nicola como chefe provisório do Estado, com 396 votos em 501, na primeira votação.
Em 1º de Janeiro de 1948 entrou em vigor a nova Constituição da República Italiana, e Enrico De Nicola assumiu definitivamente as funções como primeiro presidente da Republica Italiana. A nova constituição republicana, dispõe o art. 1: "A Itália é uma república democrática, fundada no trabalho". Também sanciona o art. 139, que:
"A forma republicana não pode ser sujeita a revisão constitucional".
O feriado de 2 de junho na Itália é comemorado com a mesma importância do que o 4 de Julho dos EUA.
Fatos Interessantes desta data:
Foi a primeira vez que mulheres também votaram em uma consulta política nacional: cerca de 13 milhões de mulheres e cerca de 12 milhões de homens votaram, o que equivale a 89,08% dos 28 005 449 da época com direito a voto.
A votação foi claramente divida na península itálica, enquanto o norte decidiu pela república, o sul prevaleceu o desejo pela monarquia.
A primeira celebração do Dia da República Italiana ocorreu em 1947. No próximo ano, em 1948, houve o primeiro desfile militar na via dei Fori Imperiali em Roma. Finalmente, em 1949, a festa da república italiana foi declarado feriado nacional, e foi o primeiro ano das cerimônias de comemoração que ocorrem até hoje.
Emblema da República Italiana
O símbolo da República Italiana é um emblema de identificação nacional do Estado italiano. Aprovado pela Assembleia Constituinte em 31 de janeiro de 1948, o brasão final foi definitivamente ratificado em 5 de maio pelo Presidente da República Enrico De Nicola com o decreto legislativo n. 535.
A Estrela da Itália é o símbolo mais antigo do país, representa à terra italiana há muitos séculos. Tem origem na Grécia antiga e foi associada para identificar a península italiana. De um ponto de vista alegórico, a Estrela da Itália representa metaforicamente o brilhante destino da Itália.
A roda dentada de aço, símbolo do trabalho, que é a base da República. Essa referência ao trabalho, está ligado ao princípio de que ele é a base da sociedade italiana. À direita, o ramo de carvalho simboliza a força e a dignidade do povo italiano (em latim, o termo robur significa: carvalho e força moral e física), e à esquerda, o ramo de oliveira, representa a vontade de paz da Itália, tanto internamente quanto em relação a outras nações.
O cerimonial oficial da celebração de Roma
Se inicia com o levantamento de bandeira no Altare della Patria e o tributo ao Soldado Desconhecido com a deposição de uma coroa de louros pelo Presidente da República na presença dos mais altos cargos do Estado, ou o Presidente do Senado, o Presidente da Câmara, o Presidente do Conselho de Ministros, o Presidente do Tribunal Constitucional, o Ministro da Defesa e o Chefe do Estado-Maior da Defesa. Após a execução do Hino de Mameli, os Frecce Tricolori cruzam os céus de Roma.
É um ritual importante, repleto de simbolismo e tradição. A cerimônia termina à tarde com a abertura ao público dos jardins do palácio Quirinale, sede da Presidência da República Italiana, e com apresentações musicais dos conjuntos da banda do exército, da marinha e da força aérea italianos, o Corpo de Carabinieri, a Polícia Estadual, a Guardia di Finanza, o Corpo Penitenciário de Polícia e o Corpo Estadual de Florestas. As cerimônias oficiais são realizadas em todo o território nacional. Seguindo alguns dos ritos de Roma, mas em menor escala. Em todo o mundo, embaixadas italianas organizam cerimônias para as quais os chefes de estado do país anfitrião são convidados. Há saudações de outros chefes de Estado ao Presidente da República Italiana de todo o mundo. Texto: DESCUBRA MOLISE
Veja como foi a comemoração deste feriado aqui em Isérnia:
Gostou de conhecer essa descoberta italiana?
Molise é uma das regiões mais encantadoras e inexploradas da Itália. Para você que gosta de explorar locais pouco conhecidos, Molise é perfeito para a sua próxima viagem.
Clique na imagem abaixo e nos envie uma mensagem que entraremos em contato para tirar suas dúvidas e começaremos, juntos, a realizar esta viagem.
#viagem #turismo #news #noticia #itália #italy #italia #descoberta #história #romanos #Roma #vilaromana #Pompéia #escavaçãonaitalia #guiadeviagem #roteiro #curiosidade #descubraMolise #descubraaItalia #tesourodenegrar #descobertatesouronaitália
ความคิดเห็น