top of page
Foto do escritorDescubra Molise

Dia dos Namorados na Itália


Na Itália o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim (San Valentino - em italiano), o protetor dos amantes e namorados. Neste dia é celebrado o amor, não só na Itália, mas em toda Europa, América do Norte e Oriente. O dia de São Valentim foi instituído ainda na idade Média, pelo papa Gelasio I, no ano 496 d.C. O dia foi definido para substituir a festa pagana LUPERCALIA, presumivelmente também com o objetivo de cristianizar o feriado romano. Lupercalia, Lupercália, Lupercais ou Festas Lupercai

A Lupercália era uma festa de fim de ano romano, entre 13 e 15 de fevereiro, em homenagem ao deus da fertilidade Fauno. O nome deriva de Luperco (em latim Lupercus), o protetor de ovelhas e cabras. As celebrações mais importantes eram feitas na gruta Lupercal, no monte Palatino (uma das sete colinas de Roma). Teria sido onde, segundo a tradição Pã, também chamado Fauno Luperco (o que protege do lobo), tomou a forma duma loba e amamentou os gêmeos Rômulo e Remo. Dedicado a purificação e fertilidade, acreditava-se que essa cerimonia servia para espantar os maus espíritos e para purificar a cidade, assim como para liberar a saúde e a fertilidade. A associação com a fertilidade viria da tradição de benzer as mulheres para aumentar sua fertilidade. Tratava-se também dum rito de passagem, simbolizando a morte e a ressurreição, celebrando assim a vida. Essas festas eram acompanhadas de vários rituais, procissões, máscaras e dias em que os servos tomavam o lugar dos senhores e vice-versa, com o objetivo de desencadear um processo de renascimento, colocando em ação o caos primordial. Parte dessas manifestações ritualísticas eram desenfreadas e contrastavam abertamente com a moral e amor cristão. Algumas dessas tradições sobreviveram até hoje, mediada pela moralidade cristã, nas festas do Carnaval. A Lupercalia foi um dos últimos feriados romanos a serem abolidos pelos cristãos.


A festa foi substituida pelo dia de São Valentim. O papa Gelasius I definiu que o dia 14 de fevereiro seria dedicado ao amor, tornando-o de certa forma o protetor dos amantes. São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e pelas Igrejas Orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde o celebram como Dia de São Valentim.

Contamos toda a história de São Valentim no nosso vídeo, clique abaixo e descubra o porque dele ser o protetor dos namorados.

Ditados populares na Itália sobre o dia de São Valentim:

Per San Valentino fiorisce lo spino Per San Valentino la primavera sta vicino A San Valentino ogni "Valentino" sceglie la sua "Valentina" (detto piuttosto antico)

Comemorações na Itália:


A cidade natal do santo, Terni, são organizados inúmeros eventos e celebrações durante o mês de fevereiro, o mais conhecido é provavelmente o banquete da promessa, no domingo anterior a 14 de fevereiro, no qual centenas de jovens noivos vão à cidade para pedir bençãos e a proteção para seus casamentos. Em Pozzoleone, na província de Vicenza, no domingo anterior e seguinte a 14 de fevereiro, acontece a feira de 500 anos de S.Valentino, uma das feiras históricas mais antigas do Veneto.

Porque o Dia dos Namorados no Brasil é em Junho?

Até 1948 a data era comemorada em fevereiro, como aqui na Itália. Porém, a partir deste ano, por razões comerciais, a celebração passou para o dia 12 de Junho.


Gostou de conhecer essa curiosidade?

Molise é uma das regiões mais encantadoras e inexploradas da Itália. Para você que gosta de explorar locais pouco conhecidos, Molise é perfeito para a sua próxima viagem.

Clique na imagem abaixo e nos envie uma mensagem que entraremos em contato para tirar suas dúvidas e começaremos, juntos, a realizar esta viagem.

👉 NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL PELAS REDES SOCIAIS: InstagramFacebookTwitterSpotifyTik tok


Comentários


bottom of page