top of page
Foto do escritorDescubra Molise

Na Itália o feriado de Corpus Christi é cheio de Mistérios

Atualizado: 22 de ago. de 2019



Corpus Christi é uma das principais datas da Igreja Católica, foi estabelecido em 1264 e representa a presença real de Cristo na Eucaristia. Na Itália é chamada de Corpus Domani e diferente do Brasil, em Molise é comemorado no domingo.


Em Campobasso, capital de Molise, esta festa é particularmente sentida e celebrada com o desfile dos Mistérios que percorre as ruas do centro histórico da cidade. Considerada a principal e mais emblemática comemoração da cidade, além do desfile dos carros alegóricos reúne comerciantes da região em uma feira que toma conta das ruas.


Documentos relatam que a tradição começou partir de 1626 quando algumas associações costumavam montar representações sagradas e transporta-las nos ombros pelas ruas da cidade. No início do século XVII o artista campobassano Paolo Saverio di Zinno (1718-1781) foi incumbido de projetar aqueles que ainda hoje são conhecidos como os Mistérios de Campobasso.


Mistérios que são transportados nos ombros (de doze a vinte, sempre em números pares) de homens diferentes. Adultos e crianças encenam cenas ligadas principalmente à vida de alguns santos. Cada estrutura representa uma história ou tentação vivida pelos santos: Sant'Isidoro, San Crispino, São Gennaro, Abraão, Maria Madalena, Sant'Antonio Abate, o Immacolata Concezione, São Leonardo, San Rocco, Assunta, San Michele, São Nicolau, Sagrado coração de Jesus.

Todos os mistérios são impecáveis, todos os detalhes estão presentes, as crianças parecem estar realmente voando, como mostramos no vídeo desde cachorros, ovelhas às dezenas de pessoas se mobilizam para fazer uma procissão única.


Os carros mais aguardados de todos são certamente o Mistério de São Miguel e Santo Antônio Abade por causa da presença de demônios.



O Mistério Representa as tentações sofridas por Sant 'Antonio Abate por demônios presentes tanto na forma usual (acima e abaixo do Santo) quanto sob o disfarce de uma adorável donzela. Nos lados do Santo há dois anjos que carregam em suas mãos, respectivamente, um livro no qual uma chama queima e um bastão com um sino. A chama representa o fogo de que Sto. Antônio Abate tem a virtude de nos defender, a vara é o símbolo da vida de eremita do santo, enquanto o sino recorda o convite à oração. O demônio assobia e repete para a donzela: "tunzella tunzella, vietenn vietenn".


Os Mistérios são fascinantes. Como qualquer tradição secular, eles carregam uma longa lista de anedotas, personagens, devoção e apego. Os diavolinos são as figuras mais emblemáticas desta procissão, além da aparência são os únicos que interagem com as pessoas, gritam, pulam, mostram a língua e são super mal-educado. Vimos muitas pessoas, crianças e bebês sendo marcados pelos diabinhos, que fim representam nossa força diante a tentação.


Em sua próxima visita a Itália não deixe de visitar o Museu dos Mistérios em Campobasso.


Esta programando sua viagem para Itália?

Entre em contato conosco e conheça a região mais autêntica da Itália. 



Consultoria de Viagem https://tinyurl.com/descubramolise

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS Instagram FacebookTwitter

Comments


bottom of page