Moda, deriva de Modus (latim) que quer dizer modo, maneira, atitude, caráter. É sinônimo de Costume, palavra que é usada na língua italiana para definir o comportamento vestuário de uma dada época. Com a expansão da internet e a globalização (palavra tão usada no início do século XXI) a moda se tornou mundial. Tornou-se mais fácil saber quais são as tendências, marcas que vão ser sucesso na próxima estação. Mas, você já se perguntou como era antigamente?
Em Isérnia visitamos o museu dos Costumes de Molise (Museu dei Costumi del Molise), e fomos surpreendidos por descobrir que em uma região italiana com pouco mais de 300 mil habitantes e 4.400 km², possuiu uma moda tão diversificada, rica em história, detalhes e tradições.
Descobrimos este museu em pesquisas na internet e chegamos como descobridores, pois, fica no Palazzo della Provincia em Isérnia, sem identificação amplamente visível ou chamativa. Durante a visita nos sentíamos muito felizes, como se tivéssemos descoberto um antigo tesouro.
O museu é uma obra-prima que valoriza a história de uma região mais bela e antiga da Itália. Um acervo de 1000 peças originais, com trajes completos e joias preciosas, o museu conta como era tradição molisana. O período cronológico da coleção vai da Unificação da Itália à Primeira Guerra Mundial, ou do momento em que a trajes atingiram sua expressão máxima até que eles caíram em desuso.
Pudemos visitar e filmar um tesouro de arte e cultura que celebra a memória coletiva de todo o território samnita. Elementos coletados, preservados e estudados durantes anos, que não eram simplesmente vestuários e sim uma forma de comunicação do status social, econômico, regional e valores.
Uma frase de nossa guia me marcou fortemente, ela disse: somente um evento catastrófico, como uma guerra, faz a moda mudar drasticamente. Visitando o museu isso fica muito visível. A preciosidade da coleção do museu, além da inegável beleza intrínseca dos figurinos e das jóias, está acima de tudo na qualidade, raridade, bom estado de conservação e na profundidade de informações do tour guiado.
Sugerimos que retire cerca de 2 horas de uma dia em Isérnia para visitar com calma o museu. A visita guiada está inclusa no valor do ingresso, e recomendamos muito que façam, pois é igualmente incrível, você conseguirá entender todos os detalhes e costumes antigos.
Museu dei Costumi del Molise
Endereço: Via Berta, Palazzo della Província Isernia
Site: www.musec.is.it
Ingressos:
Visita gratuita para crianças até 6 anos, guias turísticos e acompanhantes dos países da União Europeia, professores, jornalistas, membros da sociedade, cuidadores de deficientes, forças policiais em serviço.
Adultos pagam €4,00.
Crianças de 6 a 14 anos € 2,00.
Horário de abertura
Segunda a sexta: das 09: 30h às 13: 00h
Terça e quinta-feira também das 15:30h às 17:30h
Ficou interessado em conhecer o Museu dei Costumi del Molise?
Entre em contato conosco e faça sua
Comments