Esse é um dos nossos pontos turísticos favoritos da Itália, o Lago de Scanno e seu maravilhoso formato de coração. O lago é um ponto turístico para italianos e cidadãos europeus durante todo ano, perfeito tanto para aproveitar tanto o verão quanto o inverno.
Quem nos acompanha viu que passamos um dia incrível nessa zona, registramos tudo para vocês. Decidimos fazer uma caminhada até o mirante do lago di Scanno, uma trilha leve que nos proporcionou uma imersão na natureza italiana, visões incríveis e uma vista surreal para o lago e de brinde uma a cidade medieval de Scanno.
Como tivemos alguma dificuldade para chegar ao mirante do lago di Scanno decidimos publicar essa matéria com todas as dicas de como atingir seu objetivo final e ter imagens incríveis como essas:
Localização
O lago de Scanno fica próximo às cidades de Villalago e Scano, na província de Aquila na região de Abruzzo, é um bem público destas duas cidades.
Incrustado nos apeninos centrais da Itália, mais precisamente no centro da longa cordilheira que se origina da Montagna Grande segue até a Serra della Terrata, a de Campitello, Monte della Corte e que culmina com a elevação do Monte Marsicano. A fronteira nordeste do Parque Nacional Abruzzo Lazio e Molise, passa por esta cordilheira montanhosa, ou seja, é uma região pouco contaminada pela civilização contemporânea, a natureza original é preservada e as cidades conservam as características medievais.
As estradas para chegar neste ponto são incrustadas nas montanhas, imersas na natureza. Nós já vimos alces, corujas, lebres, lobos, cavalos, vacas e inúmeros pássaros por essas estradas, por isso respeitem os limites de velocidade e dirijam com atenção!
Estrutura
Ao redor do lago há excelentes estruturas hoteleiras, estacionamentos gratuitos, parques infantis, restaurantes, banheiros públicos, áreas para picnic e descanso. Há também estruturas para aluguel de bicicletas, pedalinhos e barquinhos.
É uma das zonas mais bonitas do Abruzzo, perfeita para aproveitar um dia inteiro passeando pelos arredores do lago.
Caminho para o mirante do Coração
O formato natural do lago de Scanno é encantador e só foi descoberto pelo grande público há poucos anos após o boom da internet, isso porquê quando estamos no nível do lago não conseguimos ver a sua forma de coração. Só é possível fazer essas fotos incríveis do lago no ponto panorâmico que fica na montanha que separa a cidade de Scanno do lado.
Chegamos nesse ponto através de trilhas de baixa dificuldade. São dois caminhos possíveis, ou você começa pelo lago, ou pela cidade histórica de Scanno. Nós optamos pela trilha do lago, ali é mais fácil de encontrar vagas no grande estacionamento e começar nossa caminhada.
O percurso do lago para o ponto panorâmico leva em média 1 hora e 30 minutos.
Do estacionamento, siga em direção aos banheiros públicos, passe pela loja de lembrancinhas e continue por mais alguns poucos metros até uma entrada à esquerda, sinalizada com Sentiero del Cuore, onde se inicia uma subida óbvia protegida na primeira parte por um corrimão de ferro.
Após cerca de cem metros, numa primeira curva à esquerda, tem-se a primeira parada, um banco está colocado para admirar bela vista do lago e das montanhas circundantes.
Continue seguindo o caminho aberto e demarcado pelas cores bancas e vermelha. A trilha começa larga e vai se estreitando conforme você ganha altitude, porém é sempre confortável e transmite segurança.
Após uns 40 minutos de caminhada você chegará a uma antiga estrada de terra, ali tem um segundo banco que usamos para descansar por alguns momentos. Aqui siga a esquerda, respeitando as indicações Sentiero Del Cuore. Fique atento, pois poucos metros a frente você deverá seguir para a direita, há placas indicativas além das sinalizações brancas e vermelhas, sentido o Sentiero Del Cuore- l’Eremo di S. Egidio.
Chegando ao Eremo di San Egidio, tem-se a visão panorâmica da cidade medieval de Scanno, aproveitamos aqui para relaxar e observar a bela paisagem. Mas faltam 20 minutos para chegar ao mirante para o lago.
A partir do Eremo não há mais placas de sinalização, por isso descrevemos o caminho aqui para você também ter suas fotos inesquecíveis. Continue pela trilha aberta, você descerá alguns poucos metros, passará por uma fonte nova de água gelada, atravessará uma porteira. A partir daqui às sinalizações nas árvores ficam mais escassas, fique atento e respeitando a trilha sinalizada por algumas pinturas vermelhas e brancas.
Logo você chegará ao mirante do Lago di Scanno, de onde terá uma vista de tirar o fôlego, poderá comprovar que o lago tem sim, esse formato incrível, águas azuladas translucidas e fica em lugar de beleza privilegiada.
Dicas práticas:
Vá com um sapato confortável, ideal para caminhadas e que te dê firmeza e conforto ao pisar.
No inverno opte por sapatos de trekking com proteção térmica, aqui os invernos são rigorosos.
Leve uma mochila pequena, com água e um lanchinho rápido para repor as energias enquanto observa o lago lá de cima.
Se estiver com seu cão, leve-o nesse passeio, ele vai adorar ter um momento na natureza.
Fique atento às marcações indicativas pelo caminho, não siga caminhos fora.
Espero que tenhamos te ajudado com nossas dicas e indicações para você usufruir o melhor do que a Itália tem a te oferecer.
Comments