Já ouviu falar sobre o Sudário de Turim? Um objeto misterioso que desperta diversos sentimentos nas pessoas, a peça original está guardada na catedral de Torino na região de Piemonte aqui na Itália. Fica super bem reservada, sendo raramente exposta ao público, contudo, há algumas réplicas oficiais espalhadas pelo mundo. Uma destas está aqui em Molise, isso mesmo, aqui em uma igreja da pequena cidade de Chieti.
O que é o Sudário?
O Sudário é uma peça única de linho com 4,41 metros de comprimento e 1,13 metros de largura, que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumas iguais aos descritos na passagem bíblica da Paixão de cristo. Desde o século XIV a peça original está guardada em na igreja principal de Turim, Cattedrale di San Giovanni Battista ou Duomo de Torino, por isso também é conhecido por Sudário de Turim.
A palavra Sudário deriva de SUDONE do latim, que significa suor. Portanto, antigamente uma peça de tecido que era usada para secar o suor se chamava sudário. Algumas culturas tinham o hábito de cobrir os corpos dos mortos por panos, por esse motivo e os que já mencionamos, é que muitos acreditam que o Santo Sudário é a própria mortalha usada para cobrir o corpo de Jesus Cristo após sua execução.
Contudo, há hipóteses que alegam que a peça não passa de uma criação medieval, ou seja, uma obra de arte feita para representar a passagem bíblica. Assim como muitos acreditam que ela é autêntica, outros tantos não creem em sua veracidade, a autenticidade da relíquia é estudada e discutida até os dias de hoje.
Sindonologia
A peça tem sido objeto de grande estudo, tanto que uma disciplina, a sindonologia, foi criada exclusivamente para o aprendizado do sudário. Profissionais de diversas áreas já tiveram a oportunidade de estudar, avaliar e pesquisar o tecido, suas marcas e materiais que estão nele. Mesmo assim, até agora não temos uma definição se a peça é ou não a mesma usada para envolver o corpo de Jesus Cristo.
Visita a Sindone de Molise
Nós tivemos a oportunidade de registrar nossa visita na Chiesa del Santissimo Rosario na Piazza Umberto I na cidade de Chiauci, aqui em Molise.
Nessa igreja está guardada uma das poucas réplicas oficiais autorizadas pelo Vaticano, doada por Arnaldo Di Lonardo, um cidadão de Chiauci que faz parte da Ordine della Spada e del Silenzio e encomendou essa cópia para homenagear a sua falecida esposa e todos os cidadãos chiaucesi que estão longe de sua cidade natal.
Para visitar todos os cantinhos da cidade e ter uma experiência como a nossa é necessário agendar com os organizadores do turismo na cidade e garantir que todos os pontos estejam abertos para você. Veja os meios de comunicação do Pro Loco de Chiauci:
Assuntina 333 17 36 815
Annamaria 338 74 60 846
Clara 338 98 26 059
Domenico 347 01 26 763
Luca 333 10 26 579
Confira mais notícias e pesquisas sobre essa peça no site do museu da Sindone de Torino http://sindone.it/museo/it/home/ .
Texto, imagens e vídeo por Descubra Molise
Se quiser conhecer uma Itália diferente, fale com a gente!
Venha descobrir Molise.
Comments