Quem está visitando ou gostaria de conhecer Roma não pode deixar de visitar a pirâmide, localizada na área Ostiense tem uma linha de metrô com o nome Pirâmide que deixa você de frente para ela. Não é incomum encontrar obeliscos egípcios na capital (há 30 deles). Mas uma pirâmide é um elemento urbano bem raro.
O que você está fazendo aí? Quem o construiu? Que segredos ela guarda?
A Pirâmide Cestia, ou pirâmide de Caio Cestio, fica a poucos passos da Porta San Paolo, no meio do que hoje é um importante cruzamento. Mas na época de sua construção, que ocorreu entre 18 e 12 aC, era uma área de cemitério. E essa é precisamente a função da pirâmide: Caio Cestio a queria como sepulcro, forçando seus herdeiros a erguer o monumento fúnebre ou, caso contrário, eles não receberiam a herança.
Construída em blocos de concreto, revestida de mármore, possui uma câmara sepulcral única decorada - infelizmente profanada ao longo dos séculos - enquanto externamente 4 colunas e duas estátuas (de Caio Cestio) a tornam ainda mais monumental.
Construída sobre o modelo das pirâmides de Gizé, foi inspirada nos monumentos funerários egípcios.
Naquela época, o Egito era uma das províncias romanas, e a "moda" de replicar sua arte e arquitetura era bem comum. Não era a única pirâmide construída em Roma: as fontes históricas são escassas, mas revelariam a presença de duas pirâmides na Piazza del Popolo e uma perto da colina do Vaticano, mas foram destruídas. A pirâmide de Cestius provavelmente permaneceu intacta porque no terceiro século foi incorporada pelas muralhas Aureliane.
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS APAIXONADOS PELA ITÁLIA
Quer conhecer uma Itália diferente,
fale com a gente e faça sua:
Comments