É pessoal, o mundo está realmente diferente. Já sabemos que existe obras de artes digitais que são vendidas por NFTs e tem valores incrivelmente altos. Contudo vender uma obra de arte imaterial e invisível por 15 milhões de euros, essa é uma grande novidade para nós!
É isso mesmo, essa é a proposta do artista italiano Salvatore Garau, que vendeu obra que não existe no mundo material, intitulada ''Io sono'', por nada mais nada menos do que 15 mil euros, aproximadamente 93 mil reias no câmbio de 2021.
Ok, pessoas podem vender de tudo, contudo o que intriga é ter pessoas interessadas em comprar uma obra de arte completamente invisível! É isso mesmo, a escultura existe somente na cabeça do artista de 67 anos que está sendo tratado aqui na Itália como um ''gênio das vendas de vazios''.
A obra foi vendida em um leilão organizado na Art-Rite, uma casa de leilões italiana que trata da venda de peças de arte contemporânea.
As especificações da escultura diz que ela tem 150x150 centímetros quadrados e seu valor inicial partiu de 6 mil #euros, passando então para 12 mil, atingindo os 15 mil, também tendo em conta as taxas do leilão.
O autor define a arte como:
"Il vuoto non è altro che uno spazio pieno di energia e anche se lo svuotiamo, secondo il principio di indeterminazione di Heisenberg, il nulla ha un peso. Ha quindi energia che si condensa e si trasforma in particelle, cioè in noi". "Dopotutto, non diamo forma a un Dio che non abbiamo mai visto?".
''O vazio nada mais é do que um espaço cheio de energia e mesmo que o esvaziemos, segundo o princípio da incerteza de Heisenberg, o vazio tem um peso. Portanto, tem uma #energia que se condensa e se transforma em partículas, que está em nós”. "Afinal, não moldamos um Deus que nunca vimos?''
O comprador da obra ''Io sono'' receberá de fato um #certificado de garantia que atesta a autenticidade da arte, único elemento visível da obra. Bom, pelo menos não podemos dizer que o dono sairá da galeria de artes com as mãos vazias!
Salvatore Garau já havia feito uma exposição de outra escultura imaterial intitulada “Buddha in contemplazione”, cujo consistia em um quadrado delimitado por fitas coladas no chão no meio de uma das principais praças de Milão, a Piazza della Scala.
O que vocês acharam dessa notícia? Realmente é bem diferente e curiosa, o mundo vem mudando rapidamente e, as vezes, nossa cabeça não consegue acompanhar a velocidade com que essas mudanças acontecem.
Compartilhem com seus amigos, para que mais pessoas descubram essa incrível venda de Salvatore Garau.
Texto: Descubra Molise
תגובות