top of page
Foto do escritorDescubra Molise

A penicilina é de MOLISE!

Se você pesquisar penicilina verá que ela é o primeiro antibiótico identificado e sua descoberta, acidental, foi publicada em 1929 pelo médico escocês Alexander Fleming. Muitas pessoas podem não conhecer a história da penicilina, mas já compraram esse antibiótico nas farmácias e conhecem o seu nome.

“Lunga e difficile è la via della ricerca, ma alla base di tutto c’è sempre l’amore” Vincenzo Tiberio
Vincenzo Tiberio

Contudo, documentos comprovam que não foi Fleming o primeiro a identificar a penicilina, mas sim um médico italiano, Vincenzo Tiberio que em 1895 já tinha observado o efeito benéfico do mofo nos poços de água, e estava estudando a forma mais adequada se obter essa substância produzida por aqueles fungos.



Isso mesmo, 35 anos antes da maior descoberta da medicina moderna um médico de Molise na Itália já estava estudando e documentando as mesmas observações que deram o prêmio Nobel à Fleming.


Bom, primeiro vamos conhecer um pouco sobre quem era Vincenzo Tiberio e assim vocês entenderão a resposta dessa pergunta.


Vincenzo Tiberio


Comuna e Igreja Matriz de Sepino
Comuna e Igreja Matriz de Sepino

Nasceu em 1º de Maio de 1869 em Sepino, uma importante cidade aqui da região de Molise. Sua família tinha excelentes condição financeira, seu pai, Domenicantonio era notário, uma importante profissão que se equivale hoje em dia com tabelião, ou seja o notário dava fé pública aos documentos e contratos feitos. Já Filomena Guacci, a mãe de Vincenzo, pertencia a uma rica família de classe média dedicada ao comércio.


A situação financeira da família permitiu a Tiberio estudar em escolas da sua região e se formar em medicina pela Università degli Studi di Napoli Federico II.


No mesmo ano no qual se formou entrou para o curso de Higiene Pública para aspirantes a Oficiais de Saúde, onde foi estudante e docente. Sua primeira pesquisa intitulada “Esame chimico microscopico e batterioscopico di due farine lattee italiane”, foi publicada no "Annali dell'Istituto d'Igiene sperimentale dell'Università di Roma".


Sua vida acadêmica prosperou, fez estágios, revisou artigos e fazia parte de projetos de revistas médicas. Seguiu na profissão de pesquisador, e oficial médico do Corpo Sanitário da Marinha Italiana.


Foi de importante valor no resgate e tratamento de pessoas após o trágico terremoto de Messina em 1908.


A descoberta da Penicilina

Tiberio tinha grande apreso por seus tios e se apaixonou pela sua prima, que se tornou sua esposa. E pouco antes de se formar passava temporadas na casa desses tios, onde havia o poço de água.


Vincenzo percebia que quando o poço era limpo, aumentava a frequência de diarreia e dores abdominais nas pessoas que consumiam a água. Esses sinais diminuíam e, até mesmo desapareciam, quando o mofo tomava conta das laterais do poço. Até onde sabemos, os documentos comprovam que Tiberio foi o primeiro a fazer essa correlação entre o bolor e a diminuição dos sintomas.


Começou então a estudar esse mofo e escreveu:

''Le proprietà di queste muffe sono di forte ostacolo per la vita e per la propagazione dei batteri patogeni'' (Vincenzo Tiberio, 1895).


Seguindo a sua intuição, Tiberio conseguiu demonstrar como a ação terapêutica dos bolores estava ligada a algumas substâncias neles presentes, dotadas de ação bactericida e quimiotática.


Seguiu documentando seus experimentos e sua atividade científica, que completou todo o ciclo experimental desde a observação, à verificação da hipótese inicial, até a preparação da substância antibiótica, demonstra que no final do século 19, Tiberio já estava muito à frente do que Alexander Fleming estava em 1930.


Vocês devem estar se perguntando: por quê Tiberio não levou esse reconhecimento?


A resposta é simples, assim como ainda hoje no século 21, em dos países mais visitados do mundo, a região de Molise é pouco conhecida imaginem como era naquele tempo. Tiberio fez tudo de forma pessoal, usando basicamente sua renda própria para a realização de suas pesquisas. Não havia grandes centros de pesquisa na região que se interessaram pelas descobertas de Vincenzo e suas publicações não tiveram a mesma difusão no mundo científico quando comparadas as futuras publicações do médico escocês.


Assim como Tiberio, Fleming também sofreu certo ceticismo em ao publicar seus resultados em 1929. Contudo, como suas pesquisas foram feitas e publicadas em importantes centros científicos como a faculdade de Oxford, o Medical Research Club de Londres e no jornal The Lancet, seus resultados obtiveram grande circulação, interesse da comunidade cientifica e lhe garantiram o prêmio Nobel.


Era para ser de Molise o prêmio Nobel de uma das maiores descobertas da medicina moderna.


É incrível perceber como diferenças simples fazem toda a diferença, não é verdade? Imagina se Tiberio tivesse tido mais incentivos financeiros, o primeiro antibiótico teria tido conhecimento publico antes de 1900 e poderia ter salvado mais pessoas.


Vincenzo Tiberio foi um homem importante para Molise. Além de ajudar pessoas além das fronteiras italianas, com expedições para Líbia, Zanzibar e Grécia, foi descobridor de muitas inovações da área médica. Infelizmente faleceu jovem aos 45 anos em decorrência de um infarto. Morreu 2 anos após o recebimento do prêmio Nobel por Fleming.


Seus resultados foram descobertos pelo tenente-coronel Giuseppe Pezzi, um médico, que encontrou tais papéis num arquivo da medicina militar e quis publicá-las para dar o devido crédito ao colega.


É lastimável Tiberio não ter tido o reconhecimento necessário em vida, mas ainda hoje seu nome é lembrado e sua importância constatada. Existem placas de reconhecimento em sua cidade natal e também quatro ruas dedicadas a ele, em Campobasso, Roma, Nápoles e Arzano.


Pensa quantas coisas incríveis já foram descobertas em locais que o grande público ainda não tem acesso. Nós adoramos Molise por essa razão, por ser uma região enigmática, antiga e guardar histórias e belezas como essa de hoje.


Vem descobrir Molise com a gente e se encantar com essa região italiana. Conta aqui nos comentários o que vocês acharam dessa curiosidade e qual foi o fator que te despertou o interesse por conhecer Molise.


Texto: Descubra Molise


Comments


bottom of page