Já se perguntou onde são feitos os sinos do Vaticano?
Muitos foram construídos na cidade de Agnone, localizada no alto Molise, a nordeste da província de Isernia e na fronteira com Abruzzo. Situa-se a uma altitude de 830 m acima do nível do mar, rodeada por uma magnífica paisagem montanhosa coberta por bosques e pastagens.
A cidade abriga a fábrica de sinos mais antiga do mundo, conhecida por fazer alguns dos mais importantes sinos do mundo, inclusive para o VATICANO. A Fundição Marinelil conta com uma história de mais 1000 anos e é conhecida pela sua maestria na fabricação de sinos.
Na cidade haviam diversas fábricas de sinos, porém a Fundição Marinelli é a única sobrevivente entre as dinastias dos numerosos fabricantes de sinos de Agnone que, durante mais de oito séculos, foi transmitida esta arte milenar ininterruptamente, de pai para filho. Visitamos o museu localizado na sede da fábrica, onde pudemos ver todo o longo processo de fabricação de um sino, que até hoje é artesanal.
Arte além dos sinos
Agnone é berço de muitos artistas molisanos, seu centro histórico apresenta uma notável sequência de monumentos e obras de arte que vão desde o século XII até hoje e fazem de Agnone uma das cidades mais bonitas da Itália.
Também se destacam as casas particulares e palácios que frequentemente apresentam no exterior baixos-relevos, medalhões e elementos decorativos medievais e renascentistas, obras de pedreiros locais, que ajudam a definir o caráter artístico do centro alto molisano.
No vídeo levamos vocês para a fábrica que faz os sinos para o VATICANO, a mais ANTIGA do mundo, com mais de MIL anos. Aproveitamos e também fizemos um passeio pela cidade que é considerada uma das mais belas da região, famosa pela grande quantidade de igrejas em seu centro histórico e seus estilos arquitetônicos variados. Assista ao vídeo e venha conosco, fazer esse passeio por Agnone.
Um pouco de História
Diz a tradição que Agnone foi construído sobre as ruínas da cidade samnita Aquilônia destruída pelos romanos durante a conquista do Sannio: na área foram recuperados vários achados arqueológicos, como a estela funerária de Vibia Bonitas, preservada no Teatro Italo Argentino, no centro histórico da cidade, e do fragmento da Mesa Osca do século III a.C.
No final do século XI, Agnone aparece entre os principais castelos (mais de cinquenta) que compunham à Terra Borellense, que era o vasto feudo da família Borrello, localizado entre o sul de Abruzzo e o norte de Molise.
Durante o reinado Bourbon das Duas Sicílias, a cidade estava entre as 56 cidades reais diretamente dependentes do Rei, livre de qualquer outra sujeição feudal, com um tribunal superior, com o direito de impor a pena capital. Texto: Descubra Molise
Que tal adicionar a cidade dos Sinos em seu roteiro de viagem pela Itália?
Molise é uma das regiões mais encantadoras e inexploradas da Itália. Para você que gosta de explorar locais pouco conhecidos, Molise é perfeita para a sua próxima viagem.
👉 NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL PELAS REDES SOCIAIS:
Comments