Casacalenda é uma charmosa cidade italiana que nos encanta com a simpatia de seus moradores, a beleza de sua arquitetura medieval que somada com as obras de arte moderna, resultam em uma gloriosa gama de boas sensações.
Estamos falando de um antigo centro urbano, registros feitos pelo historiador Políbio que contam a segunda guerra púnica, que ocorreu no inverno de 217 a.C., mencionam uma vila de nome "Kalene" onde o exército romano acampou antes de enfrentar o general cartaginês mais ativo da época, Aníbal Barca. O general cartaginês se estabeleceu próximo à Casacalenda, em uma aldeia chamada Gerione e foi ali teve uma disputa entre os exércitos.
Contudo, a origem da cidade é de certo mais antiga já que achados do sítio arqueológico di Arx Calela, demonstram que ali foi uma antiga aldeia do povo itálico dos Frentani, que tinham ligações estreitas com os Samnitas. Esse sítio comprova a existência de uma aldeia mais antiga onde hoje é território de Casacalenda.
De fato, o nome Casacalenda deriva de 'Kalene', as evidências espalhadas pela cidade comprovam isso, a bandeira e a letra K estão na Porta da Capo e na Fonte del Duca. Contudo, as origens do nome ainda são pouco esclarecidas, as hipóteses mais fortes indicam que ele poderia derivar da união da palavra casa com um nome latino de uma pessoa. Segundo as hipóteses mais fortes, o termo casa se aproxima do termo latino 'calendae', que significa "primeiro dia do mês" reservado para as datas de vencimento do pagamento de aluguel e reuniões religiosas e de mercado.
Após a queda do império romano, a cidade passou a ser um feudo que passou por algumas famílias nobres da região. Foi na segunda metade do século XIX, que o centro expandiu-se consideravelmente, com a implantação de dois núcleos:
Terravecchia: o mais antigo, de forma elíptica
Terranova: mais ampliado, edificado sobre a planície do Carmim, onde fica a igreja homônima.
Caminhando pela cidade é perceptível todas as características que descrevemos até agora.
O que ver em Casacalenda?
Recomendamos visitar o museu do Bufù, instrumento tradicional dos camponeses italianos e a Galeria Cívica de arte contemporânea dedicada, em 2007, ao escultor Franco Libertucci.
Museu do Bufù e Galeria Cívica: Palazzo comunale - corso Roma, 78, Casacalenda.
Indicamos também visitar o MAACK (museo all'aperto di arte contemporanea Kalenarte) que desde 1990 promove a instalação de obras de artes pelas ruas de Casacalenda. Dentre todas as obras, a nossa favorita é a enorme escultura denominada Il Poeta di Casacalenda, feita em 1997 pelo artista grego Kostas Varotsos.
Além disso, as festas de Casacalenda são fantásticas, repletas de animação, tradições e boa comida. Se estiver pela região durante o período de alguma dessas festas recomendamos fortemente que você compareça.
Festa patronale di Sant'Onofrio: celebrada em 12 de junho e emendada para o dia 13 onde aproveitam para comemorar o dia de Santo Antônio.
Festa di San Giuseppe: ocorre em 18 de março, é recheada de tradições e ritos que até hoje são preservados.
Tradizione del Bufù: ocorre durante a tarde/ noite do último dia do ano até a manhã do primeiro dia do ano. O instrumento folclórico celebra a chegada do novo ano, grupos de jovens percorrem as ruas da cidade, tocando, brincando e parando de casa em casa até chegarem no ponto de encontro, a Piazza del Mercato.
Bufù de Molise para o mundo
O Bufû ganhou fama nacional e devido a forte imigração dos casalendeses para fora da Itália o instrumento passou a ser conhecido internacionalmente. A maior comunidade casalendese fora de Casacalenda está estabelecida em Montreal no Canadá, e foi ali que foi feito um evento especial que levou grupos da cidade para tocar em terras canadenses.
Casacalenda é uma cidade misteriosa, charmosa e de pura simpatia, se quiser conhecer mais assista ao vídeo cujo uma das personalidades mais famosas da cidade foi nosso guia.
Se você conhece alguém que já ouviu falar dessa cidade italiana, compartilhe essa matéria com essa pessoa.
Texto e Imagens por Descubra Molise.
Comments