A rota milenar protegida pela UNESCO
- Descubra Molise
- 7 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
O incrível da Itália é que tem locais como Molise aonde, ainda hoje, consegue conservar os mais preciosos testemunhos do seu passado, com toda a sua carga de cultura e tradições milenares. É o caso da TRANSUMANZA, já ouviu falar dela?
Duas palavras em italianos são frequentemente faladas no início da primavera e no outono, que são Tratturi e a Transumanza, essas palavras estão intimamente ligadas e significam: homens e rebanhos em busca da sobrevivência e prosperidade.
Para explicar a Transumanza vamos começar a falar sobre o que são os "Tratturi" que é o nome usado para indicar os caminhos percorridos pelos pastores e seus animais para se deslocarem e atingirem duas regiões geográficas e climáticas diferentes sazonalmente: no outono em direção às planícies mais quentes da Puglia e na primavera em direção às montanhas mais frias de Abruzzo e Molise que oferecem pastagens abundantes.
Os Tratturi são de grande importância para a Transumanza já que os animais, por exemplo as ovelhas, precisam de caminhar e pastar ao mesmo tempo. Essas "estradas" desempenharam um papel muito importante na história das regiões apeninas do centro-sul da Itália.

Os Tratturi, portanto, tornaram-se importantes rotas para a movimentação de homens e animais no território, além de referência fundamental para as escolhas de locais para povoamento, basta reparar que em torno destas antigas vias nasceram mais de 70 aldeias em Molise, incluindo os municípios de Campobasso, Boiano, Sepino e Isernia.
Famiglia Colantuono
Aqui em Molise a família Colantuono é sinonimo desta tradição. É ela que anualmente organiza e coordena essa migração que tem mais de 180 km e dura cerca de 4-6 dias. Essa família é tão importante para a Transumanza que sua rota foi incluída na lista de Patrimônios Culturais Imateriais da Unesco. O eco dessa tradição ancestral já despertou a curiosidade e foi contado nas páginas de importantes jornais internacionais, como o New York Times e o National Geographic.
Molise é cercada pelos tratturi, e nos últimos anos, o profundo encanto destas rotas tem chamado a atenção de numerosos entusiastas do trekking, que puderam mergulhar nas belezas naturais de Molise, sua flora e vida selvagem.
Um resultado louvável para aqueles que, com sacrifício, perseverança e grande determinação, continuaram essa bela tradição chamada de Transumanza ao longo dos anos.
Curtiu descobrir essa tradição da cultura italiana? Comente o que você gostaria de ver aqui no Blog Descubra Molise.

Texto por Descubra Molise
Estamos em todas as redes sociais
Comments