A verdade que nunca te contaram sobre as trufas italianas, por toda península é possível encontrar todos os tipos de tartufi (trufas) usados na gastronomia. Com certeza você já sabe que a Itália é o maior 'produtor' e exportador da trufa branca, também é aqui que surgem as melhores e maiores tartufi bianchi. Aliás, as trufas brancas de Alba têm grande fama no mundo gastronômico, os exemplares vendidos como sendo encontrados ali tem os maiores valores do mercado.
Mas, o que não divulgam é que muitos dessas trufas ditas serem de Piemonte, região onde fica Alba, não são encontradas lá. Isso mesmo, uma boa parte dessas iguarias são encontradas aqui em Molise! Destas as melhores chegam no Piemonte e então passam a ser consideradas de lá.
Você pode ir fazer um tour pelas famosas cidades produtoras de tartufi, promovidas pelas grandes empresas de turismo, gastar uma pequena fortuna por iguarias que, na verdade, não são de lá e também são muito deliciosas.
Assim como Molise não é conhecida como um dos belos destinos italianos, suas iguarias enogastronomicas também ficam preservadas na região, ou então são passadas como sendo de outras regiões italianas. Em muitas das cidades da região as trufas são encontradas, conheça San Pietro Avellana uma dessas cidades.
San Pietro Avellana
A cidade é pequenininha, com apenas 45 quilômetros quadrados, área suficiente para acomodar seus 450 habitantes e ainda brotar as magníficas trufas, que aqui são chamadas carinhosamente de 're dei boschi' (o rei do bosque).
Os sampietresi vivem tranquilos em uma colina à 950 metros do nível do mar no que conhecemos de Alto Molise. A cidade fica na reserva natural Montedimezzo, a paisagem é incontaminada, ali você está rodeado pelos belos carvalhos centenários cortados pelos cursos d'água, pequenos riachos preenchidos principalmente com água do degelo das montanhas e algumas fontes naturais. São nestes bosques que nascem as trufas de alta qualidade, que colocaram a San Pietro Avellana na Associazione Nazionale delle Città del Tartufo.
A cidade é caracterizada pela tranquilidade, por suas ruelas e casinhas de pedra, pela imponente igreja em estilo gótico e pelo Observatório Astronômico "Leopoldo Del Re" inaugurado em 2006.
Agora San Pietro Avelanna ganhou mais um ponto turístico, o Museo del tartufo
É o primeiro museu da região, e um dos raros museus institucionais da Itália, dedicado as trufas. A inauguração aconteceu no início de agosto de 2021, o 'Museu das Trufas' promete uma imersão multissensorial e interativa para conhecer o 'rei dos bosques'. Essa é mais uma forma para de valorizar um dos elementos mais preciosos da região de Molise.
O Museu das Trufas faz parte do sistema museológico que está sendo criado em San Pietro Avellana, para colocar em rede todos os lugares de cultura inseridos na Reserva da Biosfera MaB Unesco Alto Molise.
Aqui em Molise os tartufi são comuns, em todas as cidades é possível encontrar a iguaria fresca ou congelada e também produtos feitos a base das trufas. O melhor de tudo é que os valores não são absurdos! Confira abaixo dois vídeos nos quais os tartufi são protagonistas, em um mostramos uma festa dedicada a eles, e o outro ensinamos como manusear e preparar uma receita clássica de pasta com trufas.
Eventos dedicados as trufas
Em San Pietro Avellana todo mês de agosto tem uma festa dedicada às trufas e em novembro há uma feira dedicada somente ao tartufo bianco, onde os produtores locais expõem e vendem suas descobertas e produtos a base dessa iguaria.
Quando for planejar sua próxima viagem pela Itália, opte por sair do comum, conhecer lugares pouco explorados, obter uma experiência sua, genuína e inesquecível. Inclua Molise em seu roteiro!
Quer conhecer uma Itália diferente?
Fale com a gente, venha DESCOBRIR MOLISE
A região mais autêntica da #Itália
Texto e imagens por Descubra Molise.
Comentários