top of page
Foto do escritorDescubra Molise

Vinho tinto premiado de Molise na Itália

Vocês sabiam que foram os italianos os principais difusores da cultura enológica pelo mundo ocidental? Pois é, foram eles que além de levar a arte e o estudo do vinho, também popularizaram o consumo desta bebida no Brasil e nos Estados Unidos.


Todos nós sabemos que a Itália é um dos países que mais se produz vinhos no mundo. A variedade é enorme, aqui encontra-se desde vinhos simples até os mais sofisticados, e hoje vamos te levar para um passeio por dentro de uma das vinícolas mais prestigiadas da região de Molise.


Os persas domesticaram a videira, foram os mercadores gregos que trouxeram a planta para península itálica. Os samnitas, povo que habitava a região de Molise, tiveram papel importante na introdução da uva na Itália. Durante o inverno os samnitas migravam com seus rebanhos para a Apúlia, em busca de refúgio para o frio do inverno e e ali faziam trocas de produtos com os mercadores gregos. Na primavera, retornavam para os pastos de verão e suas casas nas montanhas centrais, os apeninos de Molise, assim as videiras chegaram à Itália.


A palavra videira - em grego Jursos - é traduzida como “bastone delle baccanti” (Antonio Colò-Attilio Scienza), a planta é recheada de mitos e rituais.


A tintilia é uma espécie que se originou na região de Molise, espalhando-se pela antiga área do "Contando de Molisio", no alto Sannio, em uma altitude de mais de 450-500 metros.

É umauva que produz um vinho tinto robusto, de coloração vermelho rubi intenta, com perfume e notas das frutas do bosque. Ideal para acompanhar pratos de massas, carnes e queijos.


A vinícola Principe delle Baccanti

É uma das melhores da região, com uma produção relativamente pequena de garrafas anuais, preza pela qualidade do produto. Seus vinhos têm reconhecimentos nacionais e mundiais, sendo a Tintilia DOC um dos melhores vinhos do mundo.


Giuseppe Palazzo nos acompanhou em um passeio por toda parte central da área da empresa, nos mostrou as plantações de videiras, o processo de produção e envelhecimento de seus vinhos, o museu que sua família construiu para repassar toda história da agricultura milenar que está envolvida na manufatura de um vinho, ele também nos conduziu em uma bela degustação de seus mais gostosos exemplares de vinho um Falanghina DOP e o premiado Tintilia DOP.


Pudemos gravar toda essa experiência única e maravilhosa, confira abaixo como foi esse passeio, a nossa degustação e conheça Giuseppe o representante da empresa que nos acompanhou nessa experiência.

Viram como foi surreal esse passeio, se quiserem vivenciar essa mesma experiência fale conosco, ou agende diretamente com o pessoal da Principe delle Baccanti.

 

Principe delle Baccanti

Site: http://www.principedellebaccanti.it/ Telefone: 0874/460146

Celular: +39 327/7104993

 

Para quem quiser conhecer uma Itália diferente?

Fale com a gente e Descubra Molise.


Texto e imagens por Descubra Molise

Commenti


bottom of page