As origens da massa (pasta) são muito antigas, estimada da era neolítica cerca de 8.000 a.C. Acredita-se que tenha surgido simultaneamente em diferentes partes do continente euro-asiático. De suas formas mais simples foram se desenvolvendo em paralelo, mas de forma independente sem qualquer relação recíproca, desde os vales chineses do Extremo Oriente até as áreas mediterrâneas da península italiana. Aqui na Itália em particular, teve um rápido desenvolvimento gastronômico e até hoje apresenta imensa importância na dieta dos italianos.
Foi na Idade Média que surgiram as primeiras oficinas italianas para a preparação profissional de massas no sul da Itália, atualmente Napoli e Salerno são as maiores produtoras de pasta do país.
No post de hoje contamos nossa visita ao Pastificio Antenucci, uma fábrica artesanal de massa em Isernia em Molise.
Domenico afirma que o segredo para uma excelente pasta está na paixão e vontade de cozinhar.
A frente do Pastificio Antenucci, Domenico Antenucci é um chefe de história e realizações. Desde 1960 o Pastificio produz artesanalmente pastas frescas e secas. Localizado no Vico Alferio, 13 – Isernia, Itália. Domenico afirma que o segredo para uma excelente pasta está na paixão e vontade de cozinhar.Também vale a pena assistir ao vídeo que fizemos com o Chef Domenico.
La passione inspira l’arte
A paixão inspira a arte, e só de entrar sua loja poderá comprovar seu amor pela fabricação das massas nas paredes estão pendurados suas graduações e conquistas. A mais recente deste ano (2019) que representando a região de Molise foi campeão do campeonato italiano de culinária Rimini (Campionati Italiani di cucina Rimini).
Para Domenico, Molise é uma região pequena, mas diversa, que abrange desde o mar às montanhas. Apresenta produtos locais de altíssima qualidade como os queijos e carnes. Tem os sítios arqueológicos e muuuita história. ‘Nós dizemos que se você quiser, é possível visita-la toda a pé’.
Grande parte de suas matérias-primas como as verduras são cultivada por Domenico, que também compra produtos de produtores locais de Molise. Segundo ele bons ingredientes somados a vontade de fazer gera pratos impressionantes :
'Todas as receitas que faço são as minhas preferidas, porque faço com coração e muita vontade de faze-las bem.'
Na Itália a massa é considerada mais do que um simples alimento, é o elemento unificador da essência e da cultura de todos os italianos. Nos supermercados italianos as sessões de massas são fartas, tem pasta fresca, seca, a base de ovos, de diversos formatos, temperos e recheios. É uma verdadeira tentação ir ao mercado italiano e não comprar ao menos um pacotinho de massa.
As massas frescas deixamos para dias especiais, ou quando temos um acompanhamento de alta qualidade que pede uma massa saborosa e delicada.
Conta para gente o que vocês acharam de conhecer essa fábrica de massas frescas? Quando vierem para Molise não deixem de conhecer a loja do Antenucci e provar uma massa que ele produz.
Texto: Descubra Molise
Vídeo: Descubra Molise
Commentaires