Não é novidade que os italianos adoram tomar café. Aliás, a maioria dos estilos de cafés que conhecemos foram criados na Itália, os termos CAFETEIRA ITALIANA (MOKA), CAPPUCCINO, MACCHIATO, MOCHA ou o simples e bom ESPRESSO, são comuns em nosso cotidiano.
Aqui na Itália o café é parte essencial, com papel muito importante, na vida social e familiar. Nós já mostramos para vocês as gigantescas prateleiras de cafés dos supermercados italianos, que tem grãos de todos os tipos e lugares do mundo. Mas, quem percorre os supermercados italianos também se depara com uma grande quantidade de Caffè d'ORZO, você sabe o que é?
O que é Orzo?
É um dos ingredientes mais antigos do mundo, um cereal que conhecemos muito bem, em português chamamos de cevada. É quase certo que é a forma vegetal mais antiga que começou a ser cultivada cerca de 10 mil anos atrás. Posteriormente, gregos e romanos se alimentam principalmente com pães e sopas a base deste cereal, e mesmo no primeiro século Plínio, o Velho, disse que nas cidades gregas os gladiadores eram alimentados com cevada.
A planta é de fácil cultivo, crescendo durante a maior parte do ano, e muito versátil, por isso ainda é utilizada na alimentação aqui na Itália. Os grãos são usados em sua forma integral, transformados em farinha, ou ainda tratados para ser base de café e cerveja.
CAFÉ DE CEVADA
O café de cevada é uma bebida natural, sem cafeína e sem contraindicações, com um sabor delicado e refrescante que agrada jovens e velhos e pode ser consumido a qualquer hora do dia.
A origem dessa bebida remonta a uma situação difícil, à 2ª Guerra Mundial, quando o valor do café clássico disparou se tornando praticamente impossível de encontrar e comprá-lo. Isso levou a população encontrar uma outra bebida, e assim o Orzo entrou na rotina dos europeus como um substituto para o café, já que era abundante e econômico.
Por muitos anos o famoso café de cevada foi uma opção barata.
Com o fim da guerra, seu consumo diminuiu gradualmente em território europeu, contudo na Itália a bebida gradualmente ganhou um lugar no coração dos consumidores.
O tempo passou e com ele cresceu o poder de compra dos italianos, esse fator associado à famosa e, na época, nova cafeteira MOKA de Bialetti, os italianos passaram a ter em suas casas o 'café como o do bar', e o Orzo se tornou menos popular. Com a introdução do café descafeinado o café de cevada perdeu mais alguns adeptos. Contudo, esse cenário vem se transformando, o Orzo está voltando com tudo na rotina dos italianos por conta da conscientização, cada vez maior, de uma alimentação saudável. Atualmente as pessoas que não gostam de cafeína e as crianças permaneceram entre os consumidores mais frequentes do caffè d'Orzo.
Como preparar o Café de Cevada?
O processo é super simples, o processo é o mesmo que fazemos com o café torrado. É possível fazer café de cevada em máquinas de expresso, no coador como fazemos no Brasil e na famosa cafeteira italiana.
Se você usar a MOKA, o importante é lembrar de usar menos cevada, pois o cereal cria mais pressão na cafeteira. Para quem quiser conhecer a história da cafeteira Moka de Bialetti e como fazer café nela, assista ao vídeo abaixo.
Há também máquinas especialmente projetadas para trabalhar exclusivamente com caffè d'orzo, chamadas de orziera. Elas se parecem muito com a cafeteira italiana, e prometem uma bebida final muito mais agradável tanto para o olho quanto para o paladar.
Além das da ausência de cafeína, a cevada contém propriedades muito interessantes, sendo considerada um super alimento porque possui as seguintes características:
Propriedades anti-inflamatórias e antissépticas;
Age beneficamente em todo o sistema digestivo, trato respiratório e urinário;
Alivia a colite, flatulência, e facilita o trânsito intestinal pois tem excelentes propriedades laxantes: é ótimo para combater a prisão de ventre;
Estimula a circulação periférica;
É muito rico em fósforo, ferro e potássio;
Favorece o controle da glicose.
Diante dos muitos benefícios para a saúde, o café cevada é proposto como um produto que é mais do que apenas um substituto para o café clássico. A ausência de cafeína e as contraindicações mínimas tornaram esta bebida um produto saudável que até hoje mantêm seu lugar nos mercados, bares e casas na Itália.
O que achou dessa curiosidade italiana? Compartilhe com seus amigos, se você curtiu descobrir esse costume italiano.
Comments