Montenero Val Cocchiara (Mundunurë no dialeto local) é uma das menores cidades da região de Molise, com apenas 500 habitantes e fica localizada na província de Isernia.
Sua existência é bem antiga com achados de estruturas que remontam a épocas pré-romanas na região, ou seja: há mais de 3 mil anos o povo Pentri habitavam onde hoje é Montenero Val Cocchiara. Vamos contar mais sobre o desenvolvimento dessa cidade em um post exclusivo, hoje o foco é mostrar as belezas atuais desse destino.
Atualmente é um centro agrícola e turístico localizado na bacia do rio Sangro, é a última cidade de Molise fazendo fronteira com a região de Abruzzo. A paisagem é um misto de aridez das montanhas de pedra com o verde do vale, área conhecida como Pantano della Zittola, inclusive mostramos recentemente essa área em nosso Instagram @descubramolise.
A cidade é bem tranquila que conta com algumas opções de restaurantes e tem um famoso resort da região. Pelo clima, Montereno se tornou destino turístico tanto no verão quanto no inverno.
O Pantano della Zittola é um destino de verão, muitas pessoas procuram a região onde ficam uma verdadeira manada de cavalos, é um local esplendido. Bem de frente ao imenso campo tem uma área picnic, preparada com mesas, churrasqueiras, brinquedos infantis e também quem quiser pode fazer um churrasco ou um lanche em seu parque bem de frente ao vale.
A cidade encrustada na colina apresenta estruturas antigas, algumas da época pré-medieval, que recontam a história da cidade. É altamente procurada como um refúgio ao intenso calor do verão italiano, já no inverno é ponto certo para amantes da neve e dos esportes invernais, pois é vizinha de centros de esportes de invernos muito procurados pelos cidadãos europeus.
Quem quiser conhecer melhor essa linda cidade confira o vídeo abaixo e Descubra Monteneiro:
A linda Montenero Val Cocchiara é o lugar perfeito para quem busca tranquilidade e paisagens que parecem retiradas de cenários de filmes.
Texto, imagens e vídeo por Descubra Molise
Comments