top of page
Foto do escritorDescubra Molise

Molise, o oásis desconhecido na Itália

Atualizado: 5 de abr. de 2021

Hoje nos vamos falar sobre a importância de Molise, uma região rica em história, excelência gastronômica, repleta de aldeias e reservas naturais para visitar, e que nós escolhemos mostrar para o mundo as suas belezas ainda pouco conhecidas.


Molise é uma região distante dos famosos estereótipos

Sua essência mistura a modernidade, mais a natureza e a história, sendo capaz de inspirar turistas de todos os tipos.


A presença humana em Molise remonta ao Paleolítico

Isso é atestado pela descoberta, na década de 1970, dos restos de uma forma particular de Homo Erectus conhecida como "Homo Aeserniensis", que foi encontrado perto da cidade de Isernia.


As primeiras cidades foram feitas pelos Samnitas

Na época pré-romana, o território pertencia aos Samnitas, uma importante população itálica, caracterizada por uma cultura própria e antiquíssima.

Um povo culto que construiu diversos templos, teatros e cidades pela região de Molise, Abruzzo e Puglia. Com característica terrritorialista, os Samnitas lutaram bravamente com os romanos para manter seus centros civilizados, tanto que foi um dos povos que mais dificultaram a colonização romana.


Molise é a região da descoberta dos mais antigos fósseis humanos da Itália

Ainda em Isernia, no sítio arqueológico da região foi encontrado um dente de mais de 600.000 anos atrás! As análises confirmaram que o dente é de leite, um incisivo esquerdo de uma criança com cerca de 5-6 anos que, há 600 mil anos, vivia nas margens do rio que até hoje passa pela cidade. No atual momento, esse achado representa o mais antigo resto humano da Península Italiana, graças às escavações realizadas em colaboração entre a Superintendência de Patrimônio Arqueológico de Molise e a Universidade de Ferrara.


No vídeo abaixo mostramos o Museu Paleolítico de Isernia e esse recente achado, assista e descubra todas as curiosidades históricas dessa região italiana:


Descubra Molise, valorize a autêntica Itália!

Comentarios


bottom of page