Para você qual é a melhor forma de conhecer a cultura de um país? Nós acreditamos que a melhor maneira é se inserir na rotina da cidade, vivenciar ativamente as pequenas atividades cotidianas nos estabelecimentos locais. São nessas experiências que vamos aprendendo mais sobre a cultura do lugar.
Visitar uma feira livre aqui na Itália é uma experiência incrível, por quê é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Cada pequena cidade do mundo tem suas particularidades, no Brasil as feiras geralmente são semanais, com objetivo de fornecer principalmente verduras, legumes e temperos frescos. Mesmo dentro no Brasil é possível perceber diferenças em cidades diferentes, agora imagina aqui na Itália?
Mercato
O que conhecemos no Brasil como feira, é chamado de Mercato na Itália. Já as feiras italianas, são eventos festivos geralmente dedicados a produtos específicos do local, como, por exemplo, a Fiera delle Cipolle di Isernia, Fiera Internazionale di Messina e a Fiera Nazionale del Tartufo nero estivo que também ocorre anualmente aqui na região.
Aqui em Isernia o mercato settimanale acontece em 2 dias da semana, todas as quintas-feiras e sábados, sempre no centro histórico e durante período da manhã. As pessoas costumam frequentar nos dois dias, os bares ficam cheios para um cappuccino e até mesmo um aperitivo.
O mercato transforma todo o espaço do centro histórico em um verdadeiro shopping ao ar livre com banchi di tutti i generi (barracas de todos os tipos. Geralmente os mercati acontecem nos locais os quais foram originados, aqui em Isernia é possível conferir próximo à catedral da cidade as medidas e placas antigas que determinavam os locais de trocas (mercato) do período romano.
Mercadoria
Como no Brasil, os produtos vendidos nos mercati variam conforme a cidade e região italiana. Aqui em Molise os mercati tem uma ampla oferta de produtos, geralmente com valores muito acessíveis.
O forte do mercato de Isernia é realmente é o vestuário, realmente é possível renovar seu guarda-roupa. Com certeza mais da metade do mercato são barracas de roupas, bolsas e sapatos. A oferta é tanto de usados, quanto novos, com preços a partir de 50 centavos de euro, quem sabe o que procura encontra bons custos-benefícios. A outra parte do mercato é composta por comércio de bijuterias, joias, produtos de benessere (cuidados pessoais), flores e plantas, produtos para casa e alimentos.
Os comerciantes de produtos de típicos de Molise como queijo caciocavallo, o prosciutto, a panceta, os embutidos, e também as pequenas barracas que vendem os temperos e ervas que estão presentes reforçando as raízes culturais da região. A maioria dos produtos são de pequenos produtores locais, portanto, é garantido o frescor e a qualidade.
Também existe as barracas de doces que são vendidos a granel, com chocolates, balas e caramelos.
Tradição
Assim como no Brasil para muitos italianos, frequentar as feiras livres é uma tradição e para muitos não pode faltar o delicioso pastel com caldo de cana no final da feira. Os mercati italianos são sobretudo um momento de encontro da população da cidade, que termina em reuniões nas praças com um bom pedaço de pizza ou um Arancini.
Para você conhecer mais sobre como são as feiras Italianas assistam ao nosso primeiro vídeo, feito lá em 2019, onde filmamos uma de nossas idas ao mercato de Isernia. Foi uma experiência muito legal e registramos tudo para vocês.
Se ficou com vontade de vivenciar um dia nas feiras de Molise, entre em contato conosco, montamos um plano de viagem especial para você conhecer uma região ainda inexplorada da Itália.
Texto, ilustrações, fotos e vídeo por Descubra Molise
Kommentare