top of page
Foto do escritorDescubra Molise

O gato do cais- história de Ettore o gato italiano

Uma das estátuas mais bonitas da Itália, para nós, é a estatua de ETTORE (Heitor) que fica em Viareggio, uma comuna italiana da região da Toscana.

Fonte: toscanaovunquebella.it
Fonte: toscanaovunquebella.it

A cidade litorânea, que fica na província de Lucca, tem uma estátua de um dos símbolos italianos, o GATO. Mas não é qualquer felino, era 1997 quando Ettore foi abandonado dentro de uma caixa de papelão ao logo do cais de Viareggio.


Neste dia a comunidade adotou esse gatinho que passou a ser muito especial, afora ele não tinha mais uma casa ou um tutor, mas mil casas diferentes e mil amigos. Os pescadores da cidade, que iam e voltavam todos os dias ao longo do beira-mar, tinham se tornado sua família, e Ettore transformou a vida e rotina dos pescadores.


Agora eles traziam peixes e ração para alimentar do pequeno gato, que todos os dias aguardava sua refeição diária com serenidade. Ettore entrou nos corações não só dos pescadores, que viram nele uma doce companhia, mas também de transeuntes e turistas. Ettore recebia mimos e atenção de qualquer bom coração que passasse pela sua área, sua casa estava aberta a todos, e qualquer um poderia se tornar um novo amigo.

Fonte: toscanaovunquebella.it
Fonte: toscanaovunquebella.it

Depois de um inicio de vida complicado, Ettore viveu 19 anos recebendo amor, mimos, peixes e festas. Em seus últimos anos, seus amigos perceberam que sua velhice o tinha feito precisar de mais atenção ele foi levado a um abrigo para que tivesse todo o conforto necessário para a idade avançada.


Ettore partiu em dezembro de 2016, com 19 anos e a cidade inteira entrou em luto. Para homenagear o gatinho que deixou o pier de Viareggio mais alegre, foi feita uma estátua de bronze e colocada bem no ponto onde Ettore costumava esperar por seus amigos para receber seu peixe do dia.

Fonte: toscanaovunquebella.it
Fonte: toscanaovunquebella.it
Fonte: Ucre1995 (mag 2018)
Fonte: Ucre1995 (mag 2018)

Ettore também ganhou uma música em sua homenagem, feito pelo cantor e compositor Joe Natta. Ele explica quea canção nasceu para conscientizar a todos sobre a história de Ettore e, sobretudo, promover a associação Amici di Ettore, que lida com gatinhos abandonados e apoia a Asav Onlus, Associação de Salvação Animal Versilia.


Apesar do começo difícil, Ettore teve uma longa vida, cercado por amigos amorosos. Terminou com uma bela recordação na vida de todos os seu tutores e na forma de sua estátua.



Se gostou de descobrir essa curiosidade italiana, compartilhe com seus amigos e nos ajude a propagar a história do Ettore. Para conhecer mais sobre a Itália clique na imagem abaixo e DESCUBRA MOLISE.


Comments


bottom of page