Caqui é uma fruta típica do outono italiano, as primeiras árvores foram trazidas da China para Itália a partir 1800 e rapidamente se espalhou pelo interior do território italiano. Além de ser uma fruta super nutritiva, saudável e estar presente em receitas deliciosas, o caqui também prevê como será o inverno.
Isso mesmo, você não leu errado. Aqui na Itália existe uma antiga tradição nascida nas casas dos camponeses que conta ser possível prever as temperaturas do próximo inverno através das sementes do caqui. Tais sementes, que não passam de poucos centímetros de comprimento, mas por dentro escondem um segredo interessante e curioso.
A lenda camponesa diz, de fato, que poderíamos encontrar talheres em caquis, poderíamos, por exemplo, ver uma colher, garfo ou faca. Se é verdade ou não, não sabemos? Mas, de fato é possível ver tais formas dentro das sementes, e os antigos camponeses perceberam que o Caqui não era só gostoso mais também se mostravam uma forma de prever como seria a próxima estação seria rigorosa, com muita neve ou amena.
Como prever o inverno com sementes de caqui?
Na verdade, é uma técnica muito simples, basta cortar a fruta horizontalmente, abrir ao meio e pegar as sementes. Se elas ainda não foram cortadas ao meio, você também deverá cortá-las ao meio para ver o broto.
No interior das sementes, o broto tem coloração branca e pode ter formas diferentes:
Forma de colher, indica que teremos um inverno muito rigoroso, e não só isso: o inverno será rico em neve e geada.
Forma de garfo, deve-se esperar um inverno ameno, com pouca neve (porque com o garfo menos neve é coletada).
Forma de faca, o inverno será frio e afiado, assim como a lâmina de uma faca, os dias frios seguirão um após o outro, mas não haverá neve.
Nesse ano as sementes de caqui estão com o desenho de colher, ou seja, segundo o folclore teremos um inverno com bastante neve aqui na Itália. De fato, já começaram a ter dias com neve mesmo agora em novembro, o que é bastante cedo para a região de Molise. Aqui no centro-sul da Itália, é comum ter neve nos Appennini (pequenos alpes) no meio de dezembro até o final de fevereiro, quando é a alta temporada nas estações de esportes de inverno.
Bastante curiosa essa lenda e agora que aprendeu a técnica, já pode prever como será o próximo inverno aí na sua região. Vocês já conheciam essa tradição italiana?
Commentaires