A sorte virou, 2020 parecia um ano perdido com poucas esperanças de boas notícias, mas nas últimas 48 horas isso mudou. Quando tudo parecia perdido, veio à superfície um tesouro antigo que promete ser uma das maiores descobertas arqueológicas do ano.
Arqueólogos italianos descobriram um piso de mosaico romano de tirar o fôlego na região de Valpolicella, na província de Verona, na Itália.
Após décadas de tentativas frustradas, cavando alguns metros em uma videira chegaram à grande descoberta. Escondidos sob uma vinha, "os mosaicos que datam do primeiro século depois de Cristo foram encontrados em excelentes condições", informou a fonte de notícias local. Jornais italianos informaram a descoberta, mas foi o historiador Myko Clelland que ajudou a espalhar as boas notícias nas mídias sociais, seu tweet rapidamente se tornou viral.
A descoberta da vila romana é extremamente importante e empolgante. Além do excelente estado de conservação, o qual permitirá aos historiadores e arqueólogos uma pesquisa detalhada de como era a vida na região há milhares de anos. Exite também uma lenda que nesta região estão escondidos os tesouros de Negrar.
Muitos pensaram que os tesouros de Negrar em Valpolicella estavam principalmente relacionados à poesia da terra: considerada o olimpo do vinho AMARONE, um dos vinhos italianos mais apreciados. Em vez disso, de repente, o futuro desta cidade poderá mudar.
A descoberta
Em 1988 foram realizadas as primeiras descobertas na região de Valpolicella, um aqueduto da era romana. Foi encontrado em 1888, em Parona durante escavações do túnel ferroviário de Verona-Caprino-Garda. Levou as águas do exuberante resort de Novare (perto do atual Arbizzano, no município de Negrar) até o aqueduto de Santa Cristina, que continuou em direção à cidade de Verona.
Já os primeiros traços da existência da 'Vila' em Negrar se deu em 1992. Em 1975, uma segunda campanha de escavação foi realizada, mas ficou parada por mais de 40 anos. Nessas escavações foram encontrados pedaços de mosaicos perfeitamente preservados e muito detalhados, como o Mosaico de Negrar. No verão passado (junho de 2019), os especialistas da Superintendência de Verona, liderados pelo arqueólogo Gianni de Zuccato, retomaram as escavações, mas tiveram que parar em março devido à pandemia.
Alguns dias atrás, a grande descoberta que confirmou a intuição do estudioso. "Os técnicos da Superintendência de Verona, com um direcionamento do solo, estão descobrindo parcialmente os restos do mosaico, ainda presente sob alguns metros de terra, com o objetivo de identificar com precisão a extensão e a localização exata do edifício antigo", explica o município.
A recente descoberta de trata de um piso de mosaico, com mil cores, do tipo geométrico, ou melhor, daqueles escolhidos e utilizados pelos proprietários mais ricos e poderosos. Construído provavelmente a partir do terceiro século depois de Cristo.
A área de Negrar pertencia ao pagus de Arusnates, uma população de composição étnica incerta que habitava Valpolicella já antes da chegada dos romanos por volta do século II. O território já era habitado desde os tempos pré-históricos, como evidenciado por achados que remontam ao Paleolítico na área entre Montecchio e Montericco. Não é estranho que os romanos demonstrassem interesse na região. Dada a beleza dos lugares e a fertilidade do campo, presume-se que ele abrigasse muitas residências "fora da cidade" das famílias mais influentes e ricas de Verona.
As autoridades estão identificando as maneiras mais apropriadas de continuar com os trabalhos e descobertas, é claro que não será imediatamente aberta aos turistas porque para trazer à luz o que à terra preservou como um baú, serão necessários fundos substanciais, mas o desejo existe e os trabalhos continuarão desvendando partes significativas.
Descobertas assim não são raras, ainda mais na Itália, contudo a qualidade de preservação unida as quantidades de detalhes poderão tornar a Vila de Negrar a descoberta mais importante do ano de 2020.
Quer conhecer outras descobertas arqueológicas na Itália, confira esses vídeos abaixo:
Texto: DESCUBRA MOLISE
Gostou de conhecer essa descoberta italiana?
Molise é uma das regiões mais encantadoras e inexploradas da Itália. Para você que gosta de explorar locais pouco conhecidos, Molise é perfeito para a sua próxima viagem.
Clique na imagem abaixo e nos envie uma mensagem que entraremos em contato para tirar suas dúvidas e começaremos, juntos, a realizar esta viagem.
👉 NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL PELAS REDES SOCIAIS:
Comments