A urtiga é uma planta perene muito comum em toda Europa, na Asia e na América do Norte. Também é encontrada em algumas regiões do Brasil, e muitas pessoas já tiveram experiências pouco agradáveis com essa plantinha.
Nós mesmos aqui já tivemos vários momentos desagradáveis encostando ou até mesmo caindo sobre um arbusto de urtiga! A sensação de queimadura que ela proporciona é decorrente de uma substancia irritante que está presente em bolsas no interior das folhas.
Quando as folhas sofrem algum tipo de atrito, tal substância é liberada e em contato com a pele causa a sensação de queimadura, coceira e em algumas pessoas até um processo alérgico. Essa sensibilidade pode perdurar por poucas horas ou dias, depende muito de cada organismo.
Portanto MUITO CUIDADO ao passear, brincas e colher as urtigas. Fiquem atentos em locais com sombras e próximos a fontes de água, já que esses são perfeitos para o crescimento das urtigas.
Queima, mas tem suas qualidades!
A urtiga também é amplamente utilizada no setor de alimentos. Folhas e brotos são perfeitos para risotos, sopas, omeletes, sopas e quiches. Ela tem grandes qualidades para nosso organismo e se decidir utilizá-la recomenda-se colher usando luvas, e também realizar o preparo adequado para não ter problemas ao ingerir. Veja o vídeo abaixo onde ensinamos todos os cuidados desde a colheita até o preparo de uma deliciosa Frittata di Ortiche.
Benefícios
Os povos antigos itálicos já sabiam das propriedades medicinais e nutricionais das urtigas. Desde tempos remotos eles as utilizavam como ingredientes para chás, sucos e extratos medicinais.
Nutricionalmente aproveita-se tudo da planta, as folhas contêm esteróis, glicoproteínas, ácidos, flavonoides, minerais (cálcio e potássio), aminas, taninos, etc... As raízes contêm polissacarídeos, lecitinas, esteróis e seus glicosídeos, lignanas, ácidos graxos e escopoletina.
Como mencionado, o valor medicinal da planta já era estimado desde tempos remotos, algumas das funções que eram atribuídas à urtiga estavam corretas entretanto outras não tiveram sua eficiência comprovada e, por fim, ainda temos as crenças populares.
Tratamento de Reumatismo e artrite
Os antigos romanos estavam bem cientes de seu efeito repulsivo (que produz vermelhidão), enquanto os médicos recomendavam seu uso como compressa e fricções para tratar reumatismo.
E eles estavam corretos, foram comprovadas as propriedades benéficas da urtiga para tais enfermidades.
Estética
O suco de urtiga ganhou reputação como estimulante do crescimento do cabelo, também tem poder regulador da oleosidade, tanto contra a caspa quanto contra a oleosidade excessiva dos cabelos oleosos.
Muitos cremes ou loções para urtigas são, de fato, altamente eficazes contra a acne e as inflamações da pele.
Diurético e prevenção de Pedras nos rins
Recentes estudos também comprovaram a propriedade diurética da planta, sendo boa para prevenção de cálculos renais, as famosas pedras nos rins e tratamento fitoterápico para infeções do trato urinário.
Também é indicada para as mulheres que sofrem com muito inchaço no período pré-menstrual.
Tônico remineralizante
A planta é rica em ferro, ÁCIDO FOLICO, vitamina C e minerais. É um excelente remineraliza-te e tônico, alguns estudos indicam a capacidade de estimular a produção de glóbulos vermelhos, sendo indicado para tratamento contra anemia.
Além dessas propriedades, as urtigas também são usadas como:
Antioxidantes, antimicrobiana, prevenção de úlceras, adstringente e analgésica.
Lembre-se de sempre consultar seu médico antes de automedicar!
Por último, uma curiosidade é que ainda hoje existe a crença popular de que queimar urtiga em casa afasta o mau olhado e energias negativas.
Curtiu descobrir mais sobre essa plantinha que queima mas é extremamente benéfica para nossa saúde? Então compartilha com seus amigos e traga mais descobridores para essa pequena região italiana.
Texto e imagens por Descubra Molise
Comments