top of page
Foto do escritorDescubra Molise

Pizza italiana - Patrimonio da Unesco

Atualizado: 27 de jul. de 2020

Você conhece alguém que não goste de pizza? Difícil né, uma pesquisa feita na Itália por uma empresa de entrega de alimentos, Deliveroo, revelou que a pizza é uma das maiores fontes de felicidade para os italianos.


De origem incerta, a história moderna da pizza começou em 1600, quando assavam massa em forno a lenha, temperada com alho, banha de porco e sal grosso, ou, na versão "mais rica", com caciocavalo e manjericão.


Antes do século XVII, a pizza era coberta com molho branco, já que o Pomodoro (tomate) chegou a península italiana somente após a descoberta da América. Inicialmente o pomodoro foi usado pela primeira vez na cozinha como um molho cozido com um pouco de sal e manjericão, enquanto mais tarde alguém teve a intuição de usá-lo, inventando, como se sem querer, pizza como a conhecemos hoje.

A pizza no formato que conhecemos hoje nasceu em Nápoles em junho de 1889, para homenagear a rainha da Itália Margherita di Savoia, o chef Raffaele Esposito preparou uma massa recheada com ingredientes que remetem as cores da bandeira italiana: tomates, mussarela de búfala e manjericão. A soberana apreciou tanto a pizza que agradeceu e elogiou o chef por escrito, e a única maneira de retribuir o gesto do pizzaiolo era dar o nome da rainha à sua criação culinária: "Pizza Margherita".


E esse foi um capítulo precioso da história da Pizza!

Além da homenagem à rainha da época, Raffaele criou mais 2 pizzas:

a pizza Mastunicola (banha, queijo, manjericão) e a pizza Marinara (tomate, alho, azeite, orégano).


1ª onda de disseminação pelo mundo:

Aconteceu no final do século XIX, as pizzas com tomate e mussarela chegam aos Estados Unidos graças aos italianos que emigram para Nova York e são feitas exatamente como na capital napolitana.


2ª onda de disseminação pelo mundo:

Ocorreu após a Segunda Grande Guerra. A pizza saiu das fronteiras do sul da Itália para aterrissar no norte e, com o boom industrial no triângulo Milão, Turim e Gênova, milhares de imigrantes se mudam com seus modos, costumes e hábitos alimentares. Eles lentamente começam a fazer as primeiras pizzas para suas famílias e amigos, gradualmente foram fazendo sucesso também obtido com os habitantes locais. Nos anos sessenta, então, as pizzarias chegaram praticamente a todo o país, e dentro de poucos anos, em todo o mundo.


Da China ao Oriente Médio, da Europa à América do Sul, a pizza ganhou lugar fixo em todos os cantos do mundo. Desde 5 de fevereiro de 2010, é oficialmente reconhecida como uma especialidade tradicional garantida da União Europeia e, em 2017, l'arte del pizzaiuolo napoletano, da qual a pizza napolitana é um produto tangível, foi declarada pela UNESCO como um patrimonio cultural e imaterial da humanidade.


Um de nossos primeiros amigos italianos, foi o Alcides, pizzaiuolo napoletano, proprietário de uma charmosa pizzaria no centro histórico de Isernia, a REGINA MARGHERITA. Em uma de nossas visitas em sua pizzaria, filmamos todo o processo do preparo das pizzas e tivemos uma conversa animada com nosso amigo, que por coincidência é um apaixonado pelo Brasil.

Assista ao vídeo e descubra A VERDADEIRA PIZZA ITALIANA FEITA POR UM NAPOLITANO QUE AMA O BRASIL.


👉 NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL PELAS REDES SOCIAIS:


Comments


bottom of page