Os queijos italianos são famosos em todo mundo, mas você conhece o caciocavallo? Um queijo típico da região de Molise e um dos melhores do mundo, é o símbolo do nosso logo, e um dos queijos mais importantes da Itália. Neste post você vai conhecer a origem e características deste queijo delicioso.
O caciocavallo é um dos mais saborosos queijos italianos, feito a partir de uma coalhada emersa em água muito quente, que transforma a massa numa pasta elástica, com a cura fica com uma consistência mais semi-dura e sabor intenso. Os primeiros documentos que relatam a presença deste queijo são de 500 a.C.
Há muitas histórias em torno das origens deste queijo e muito mistério sobre os eventos que levaram o caciocavallo às costas italianas. De fato, acredita-se que foi realmente trazido para Itália pelos otomanos que, por sua vez, herdaram a receita do queijo precioso dos judeus. De fato há muitos anos que o caciocavallo é parte integrante da tradição culinária italiana e que agora existem famosos queijos premiados e diversos sabores.
Produzido principalmente no sul da península italiana, oito regiões são produtoras desde queijo, todas localizadas no centro-sul. O queijo caciocavallo possui a mesma massa e sabor semelhante ao do queijo provolone, a diferença está no preparo. O leite utilizado neste queijo provém de vacas criadas em pasto livre nos ‘maquis’ mediterrâneos até as estepes dos Apeninos. A presença de plantas aromáticas nestas áreas de criação são importantes, pois caracteriza as notas aromáticas presentes no caciocavallo.
Nos fatores nutricionais este queijo é rico em proteínas, fósforo, cálcio, lipídios e vitamina B2. É um queijo gorduroso, portanto cuidado com o consumo exagerado.
O queijo ganhou selo DOP (produto de origem protegida), um reconhecimento que te permite saber a boa qualidade e excelência. Todos esses queijos semi-duros são feitos com leite de vaca, com uma técnica de processamento comum a todos os caciocavalli.
Um dos mais conhecidos é o caciocavallo de Agnone (Molise), que em Outubro de 2019 ganhou mais uma vez o prêmio da Italian Cheese Awards: Il premio ai migliori formaggi italiani na Categoria Formaggio PASTA FILATA STAGIONATA, com o Caciocavallo di Agnone stagionato da fabricante Di Nucci.
CURIOSIDADE
O nome caciocavallo, em português ''queijo a cavalo'', tem origem incerta com várias hipóteses. Alguns remontam seu nome ao método de cura deste queijo, que sempre são moldados com um formato parecido com o do número 8, amarrados com um laço e pendurados em uma viga.
Outros, no entanto, dizem que caciocavallo foi batizado na época do Reino de Nápoles, onde era costume marcar o queijo com o emblema de um cavalo. Outras fontes dizem que isso deriva do fato de que no passado os caciocavalli eram pendurados nas costas dos cavalos e levados ao mercado para venda.
Outra hipótese sobre a origem da denominação "caciocavallo" se iniciou com a transumância a partir dos costumes dos pastores nômades de coalhar o leite ordenhado diretamente nos campos e pendurar as formas de queijo, em pares, nas costas cavalos para vendê-los ou trocá-los nos países cruzados.
O caciocavallo pode ser apreciado cortado como aperitivo, ou grelhado e mesmo também como ingrediente em receitas, pois traz sabores e aromas únicos, transformando pratos simples em sofisticados.
Ficou com vontade de experimentar?
Nós temos a melhor consultoria de viagem do Brasil para a região de Molise
Venha conhecer Molise, a região escolhida para ser visitada em 2020 pelo jornal NY Times.
Quer conhecer uma Itália diferente,
fale com a gente e faça sua:
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Faça parte do nosso blog, receba as notícias da Itália em primeira mão e comente o que vocês gostariam de conhecer.
Comments