No centro histórico de Isérnia, descendo a principal rua a 'Corso Marcelli', você irá encontrar uma construção magnífica, A Catedral de San Pietro Apostollo. Essa igreja surge imponente e grandiosa ao lado da torre do sino. E o mais impressionante é o fato de: em baixo da catedral ter estruturas de um antigo templo e ruas feitas pelos Romanos há mais de 2300 anos.
Passeando por Isérnia você pode ver diversas placas pregadas em casas falando sobre a ISÉRNIA SUBTERRÂNEA. São locais resistiram às guerras e tempéries do tempo e recontam o modo de viver e cotidianos de anos atrás. Você já se perguntou quanta história existe 'debaixo da terra'?
Molise é o berço da população europeia e uma das regiões mais antigas da Itália. Isérnia antigamente chamada de Aesernia, era uma importante cidade e tornou-se uma colônia romana apenas em 263 a.C., após o final da Terceira Guerra Samnita (290 a.C.). Começou uma colônia latino-romana na região e a construção de um grande templo, provavelmente dedicado à tríade capitolina (Júpiter, Juno e Minerva), o culto oficial do mundo romano, esta relacionada a esse período. No vídeo Templo Perdido mostramos como foi nossa visita guiada à Area archeologica del Tempio della colonia latina di Aesernia.
Passeando por Isérnia você pode ver diversas placas pregadas em casas falando sobre a ISÉRNIA SUBTERRÂNEA. São locais resistiram às guerras e tempéries do tempo e recontam o modo de viver e cotidianos de anos atrás. Você já se perguntou quanta história existe 'debaixo da terra'?
No vídeo: A Itália DESCONHECIDA - ISERNIA e sua fonte MISTERIOSA, mostramos o interior da Catedral de San Pietro Apostollo.
A Catedral foi construída em cima deste antigo templo e apenas em 1980, arqueólogos encontraram indícios e começaram a escavar abaixo da principal catedral de Isernia descobrindo estruturas impressionantes, uma base de sustentação em blocos de 30x22 metros de pedra calcária escupida, datados do século III a.C. Estima-se que era um templo 3X MAIOR do que a atual catedral. Se hoje em dia a catedral impressiona, imagine o templo em uma época de pequenas casas.
É uma visita incrível, além da base estrutural, encontraram em bom estado as colunas, fonte batismal, capela, ductos de escoamento de água em pedra, aquedutos em terracota, tumbas romanas e as estradas em pedras recortadas. Os arqueólogos acreditavam que só havia um templo, porém, durante as escavações encontraram um segundo templo, datado do primeiro século a.C. dedicado a César, bem ao lado do tempo da tríade capitolina, agregando mais valor ao local.
O templo de César é visivelmente diferente arquitetonicamente e perfeitamente orientado segundo o eixo Norte-Sul, por isso não coincide com a estrutura do templo maior. Na área, três estilos arquitetônicos são encontrados nas colunas: o coríntio, dórico e iônico. Além de materiais locais, foram encontrados pedras trazidas de Roma e da Puglia, o que instiga nossa imaginação a pensar no árduo e eficaz trabalho de transporte romano.
As escavações terminam no que acredita ter sido a faixada e entrada do antigo templo da tríade capitolina, que se erguia majestosamente na orientação contrária da catedral atual. Realmente é incrível descer abaixo da catedral e vivenciar tanta perfeição, a energia é única a mente vai a mil imaginando as pessoas da época antiga andando pelas ruas, reverenciando seus deuses e vivendo de uma forma parecida, mas tão diferente do que é hoje em dia. Esta é mais uma das magias de Molise, um lugar único, belo e muito bem preservado que te faz vivenciar experiências verdadeiramente italianas.
Area archeologica del Tempio della colonia latina di Aesernia
Horário: 10:00 às 12:00 e das 16:00 às 18:00
Ingresso e guia gratuitos
Esta programando sua viagem para Itália?
Entre em contato e descubra uma Itália diferente
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Nossa que lugar bacana, a guia é super didática e simpática. Adorei a matéria e o vídeo, parabéns