top of page
Foto do escritorDescubra Molise

Tombolo - uma das tradições italianas mais antigas

Sabemos que a Itália é o país da moda, neste âmbito encontramos a arte chamada de Tombolo, um trabalho com origens antiquíssimas. O Tombolo é uma técnica de costura de renda trabalhada em bobinas, é considerada uma verdadeira arte e um patrimônio de Molise.


Hoje, a produção das rendas feita no tombolo são cada vez mais apreciadas por aqueles que são admiradores e amantes da elegância e beleza. Essa renda está presente no Brasil com o nome de renda de bilro. É uma renda muito delicada e refinada, feita à mão com fios muito finos de algodão, que está implementada em todas as partes da Itália.

O termo tombolo refere-se tanto à própria renda quanto ao instrumento, um cilindro (ou bobina) recheado de feno, usado para apoiar as peças em fabricação. As primeiras manifestações desta arte antiga remontam a assentamentos milenares, tanto que foram encontradas bobinas dentro das tumbas etruscas.


Acredita-se que tenha sido criada pelas mulheres com objetivo de enfeitar suas casas, posteriormente passou a ser símbolo de status social, quando as peças ganharam valor e passaram a ser presentes de casamentos, formando o dote da noiva. Em Molise há documentos que atestam a produção em 1503 de uma renda de tombolo pelas freiras do convento de S. Maria delle Monache, esses bordados foram feitos para rainha Joana III de Aragão que amou seu enxoval, e celebrou seu casamento na cidade de Isérnia.


É difícil precisar exatamente quando o tombolo passou a ser valorizado, acredita-se que tenha sido a partir do final da idade média, quando um certo bem-estar social começou a se espalhar, graças ao fim das epidemias que atormentaram as populações. Nesse momento as roupas começaram a ser mais trabalhas, enfeitadas com bordados e rendas de diversas naturezas. Não apenas as mulheres recorreram ao bordado, mas os homens acharam interessante sentir que precisavam melhorar sua aparência. Algemas, colares, lenços, espadas, tudo era o objeto de "esculpir". O processamento tornou-se assim diferenciado e deu origem a inovações reais, como, por exemplo, o trabalho com metais preciosos. No museu do tombolo, na cidade de Isernia, você poderá ver joias de fios de prata e ouro feitas com a técnica do tombolo.

Assista ao vídeo COMPLETO e descubra mais sobre como as rendas italianas são feitas e a sua história🇮🇹✨

A peculiaridade do processo, sua dificuldade e delicadeza tornam as rendas do tombolo um produto elegante e apreciado, o curioso é que mesmo agora na era industrial e alta produção, a confecção da renda ainda é muito similar como era feita pelos nossos ancestrais, tornando-as raras e belas. Sendo uma das principais atividades artesanais de Isernia, que é chamada de cidade do “TOMBOLO”. No verão e na primavera ainda é possível ouvir mulheres trabalhando no “TOMBOLO” nas ruas do centro histórico.


Compartilhe com seus amigos que amam descobrir lugares pouco explorados!



SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS



Quer conhecer uma Itália diferente,

fale com a gente e faça sua:

Comments


bottom of page