top of page

Anfiteatro romano em Molise

O território onde hoje está a cidade de Venafro na Itália já era um lugar bem frequentando desde o século V a.C., nessa época existia um santuário samnítico ativo na cidade, do qual apenas parte de um terraço poligonal permanece visível.


Após o fim das guerras samnitas, no início do século III a.C., Venafrum entrou definitivamente no território romano, passou por modificações em sua estrutura administrativa e se transformou em praefectura, governada por um magistrado enviado todos os anos de Roma.


Nessa época as cidades romanas se desenvolviam sobre os povoamentos pré-existentes, criavam um fenômeno de centralização dos serviços e uma progressiva degradação dos povoamentos periféricos. Desta forma, privilegiam-se os centros que se situam nos principais eixos de comunicação entre as principais cidades romanas, e são neles que se concentraram a atenção do planejamento romano.


Tendo se tornado um municipium, a cidade continuou a se desenvolver e atingiu seu máximo esplendor provavelmente em 14 a.C. A cidade foi reorganizada em um sistema de eixos rodoviários ortogonais e os edifícios mais importantes foram construídos. Venafro era uma de parada, descanso e alimentação, a cidade está em uma importante rota que ligava Roma ao sul da Itália, principalmente as cidades de Benevento, Napoli, Caserta...


Entre os edifícios mais importantes estão aqueles destinados a eventos públicos, em particular os teatros e anfiteatros.


Dentre eles temos em Molise o ANFITEATRO ROMANO DE VENAFRO

Este monumento, juntamente com o "Parlascio" de Lucca, são os únicos na Itália, agora a estrutura está sofrendo uma reforme que promete revitalizar todo anfiteatro e tornar um ponto de convivência e turismo.

Anfiteatro romano de Venafro (Verlasce)


Está localizado no centro moderno de Venafro. Infelizmente sofreu modificações com o passar dos anos, contudo o plano elíptico permanece visível. Acredita-se que os degraus pudessem comportar até 15.000 espectadores. Até há algum tempo, antes de se tornar propriedade do Estado, esta estrutura albergava as cavalariças e armazéns de utensílios agrícolas.


Este monumento, único na Itália juntamente com o "Parlascio" de Lucca, agora a estrutura está sofrendo uma reforme que promete revitalizar todo anfiteatro e tornar um ponto de convivência e turismo.


Era uma vez, durante a festa patronal, uma divertida e característica "corrida de chupeta", assim como outros jogos populares. Uma restauração interessante está trazendo este lugar sugestivo e particular no centro da cidade de volta ao seu antigo esplendor.


bottom of page