top of page
Foto do escritorDescubra Molise

RECEITA DA FOCACCIA ITALIANA (Molise)



A focaccia é um dos mais antigos pães da Itália, feito de uma simples mistura de farinha, água, sal e fermento, que pode ser assado em forno ou na brasa.


A palavra focaccia deriva do latim antigo "focus", que significa lume, fogo. Posteriormente, ainda em latim, foi chamada de "focacia", feminina de "focacius", referente ao antigo método de cozimento, na lareira. De origens muito antigas esse pão já era feito pelos fenícios, cartagineses e gregos. Inicialmente era usado todo tipo de cereal: farinha de cevada, centeio e milheto, eles os cozinhavam na brasa. Feita em diversas regiões do mundo antigo, esse pão foi particularmente difundido na Itália.


Acredita-se que a receita tenha nascido nas antigas padarias, quando os padeiros trabalhavam durante toda noite, e enganavam a fome assando pedaços de massa diretamente na base do forno.


Além dos padeiros a focaccia foi alimento para viajantes e pescadores, e até hoje é usada como um lanche quando os italianos saem a passeio ou em longas jornadas no campo, ou mar. De alimento ''simples' passou a ser sagrada, já que na Roma antiga era costume oferecida-las aos deuses e, posteriormente, na época da Renascença, eram consumidas com o vinho nos banquetes de casamento.


Hoje em dia consumir focaccia é um hábito dos italianos, seja em casa ou na rua. A focaccia é perfeita para qualquer hora do dia: seja como aperitivo, como um lanche rápido entre as principais refeições, como antepasto e até mesmo como refeição principal.


Tão antiga quanto a história da Itália, é natural que tenha havido algumas variações entre as regiões da península. A região da Ligúria é famosa pelas suas focacce (plural de focaccia) e cria verdadeiras lendas. Nesta região há inúmeros tipos de focacce, e a tradição começou no início do século XVI na cidade de Gênova, no litoral da região.


Fugassa é o termo genovês que se refere à focaccia. Segundo Fiorenzo Toso, linguista moderno e autor do "Pequeno Dicionário da Ligúria", a palavra aparece pela primeira vez em um documento escrito em 1300. Em Gênova, no início do século XVI, o consumo de focaccia simples de azeite era familiar e difundido também na igreja, especialmente durante os casamentos. Até um bispo da época, preocupado com o enraizamento do hábito, passou a proibir o consumo durante os serviços funerários.

Tão antiga quanto a história da Itália, é natural que tenha havido algumas variações entre as regiões da península.


De fato, a focaccia genovesa se tornou uma das mais clássicas do mundo, é uma receita simples e sem recheio, mas de sabor e aroma únicos. Deve ter entre um e dois centímetros de espessura, brilhante como óleo com uma casca dourada, e a superfície caracterizada pela presença de orifícios.


A focaccia pugliese é outro clássico, bem diferente da focaccia 'simples' de Genova, nessa acrescenta-se batata na massa e é recheada com tomate, cebola e mussarela.


Em MOLISE, a focaccia tradicional da região é um misto entre os estilos de Genova Puglia, com uma base de massa crocante, fofa e aromática, recheada com tomates, azeitonas e orégano. Assista ao vídeo abaixo, o qual ensinamos o passo a passo da receita da FOCACCIA MOLISANA.

Confira os ingredientes necessários para fazer sua focaccia:


Ingredientes para 2 formas de 30cm:

  • 600 g de farinha de trigo

  • 300 mL de água

  • 150 g de azeitonas

  • 80 g de tomate

  • Uma pitada de Açúcar

  • 25g fermento biológico

  • Orégano a gosto

  • Sal a gosto

  • 35 mL Azeite (+/-3 colheres de sopa)


Compartilhe com quem adora comida italiana.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS - Instagram Facebook Twitter Faça parte do nosso blog, receba as notícias da Itália em primeira mão e comente o que vocês gostariam de conhecer. #culinária #focaccia #pizza #receitaitaliana #itália #italia #receita #cozinhaitaliana #receitafácil #descubramolise

Comments


bottom of page