top of page
Foto do escritorDescubra Molise

Descubra Molise - a menor região italiana

Atualizado: 18 de nov. de 2019

Você sabia que pode ser INCRÍVEL conhecer uma região que não existe?

Molise é uma das regiões mais jovens da Itália. A região italiana é desconhecida até mesmo para os italianos com a expressão: Il Molise non esiste!

Onde fica a região?

Molise se localiza no centro-sul da Itália, cerca de 1 hora e 30 minutos de Roma e Napoli, faz fronteira com as regiões de Lazzio, Abruzzo, Puglia e Campagna.



Molise se estende entre a cordilheira dos Apeninos e o mar Adriático, abrangendo uma variedade de paisagens magníficas.


No verão as montanhas apresentam clima ameno e se tornaram refúgio para alívio das altas temperaturas. Já as praias de águas calmas, transparentes de tons de azuis da costa adriática, são procuradas para aproveitar os finais de semana de clima quente.


No inverno a temperatura são extremamente baixas nas montanhas, algumas cidades molisanas são detentoras de recordes de baixas temperaturas em toda Itália. Alguns apeninos da região são famosos e altamente procurados para esportes invernais.


Como nasceu Molise? Quais são as suas origens?

Molise é considerada pelos estudiosos uma das comunidades mais antigas da Europa, na região foram encontrados artefatos terrestres com mais de 700 mil anos. Os Samnitas foram o antigo povo que viveu e povoara vastamente a região de Molise, que também é identificada como o antigo Sannio, ou seja, território dos Samnitas.


Os Samnitas dominaram a região por séculos até serem dominados pelos Romanos. Em 343 aC se inciuou a primeira de 3 guerras entre samnitas e romanos (343-341 a.C, 326-304 a.C., 298-290 a.C.) para que então os romanos efetivamente consagrassem a supremacia romana. Foi na segunda guerra Samnitica que os romanos sofreram a maior humilhação da história de Roma: a forche caudine no ano 321 aC, nesta ocasião os romanos foram derrotados e obrigados à humilhação de passar sob os jugos. A sociedade romana ficou tão abalada com isso que foi lembrada durante séculos como marca negativa para a República.

Os Samnitas são considerados um povo forte, mesmo após a supremacia romana, lutaram para manter seus costumes e hábitos, que hoje são reconhecidos e deixam os molisanos orgulhosos. Em toda região se encontra monumentos, construções e vestígios pré-históricos, das cidades Samnitas e das cidades romanas.

No centro histórico da cidade de Campobasso está localizado o Museo Sannitico, um museu repleto de achados arqueológicos que recontam e comprovam a história deste povo. No vídeo FERIADO NA ITÁLIA mostramos o interior do museu e contamos mais sobre a história dos Samnitas.


Os Samnitas são considerados um povo forte, mesmo após a supremacia romana, lutaram para manter seus costumes e hábitos, que hoje são reconhecidos e deixam os molisanos orgulhosos.


Molise presenteia seus quatro sentidos!

Molise é intrigante, além da riqueza histórica, dos sítios arqueológicos aos burgos e castelos, há a natureza intocável e os apeninos. Se perder na região é uma sorte, você certamente encontrará uma cidade charmosa, com paisagens magníficas, de fato, você experimenta um sentimento de "descoberta" começando com seu território variado e surpreendente.


Se você é um bom garfo e gosta de comer de forma saudável e genuína, sem dúvida, Molise é no lugar certo! A região preza seus produtos locais de alta qualidade e a tradição para obter pratos deliciosos. Na região são produzidos produtos como: vinho, azeite, laticínios, carnes curadas, cogumelos e trufas. São pelas suas trufas, seus queijos premiados, sua carne de porco e seus cogumelos selvagens.



Molise, realmente, é um tesouro esperando para ser descoberto!

Em sua próxima viagem à Itália inclua Molise em seu roteiro, a beleza dos lugares, o ar puro e a tranquilidade de Molise irá restaurar seu equilíbrio. A atmosfera da região convida você a viver intensamente a cada momento.


Assista ao vídeo e descubra mais 10 fatos sobre Molise


Entre em contato e descubra uma Itália diferente

Compartilhe com seus amigos que amam descobrir lugares pouco explorados.


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS



Comments


bottom of page